Autor(es):
Farias, Maria Clara Cardoso
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3348
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão pública; Gestão organizacional; Gestão da qualidade; Benchmarking; Enfermagem
Descrição
O benchmarking, é uma ferramenta muito usada em processos de
melhoria da qualidade, mas em Portugal só agora começam a emergir os
primeiros estudos na área da saúde.
Apresentamos um estudo qualitativo, sobre o benchmarking das práticas
de enfermagem num hospital, para o qual definimos os seguintes
objectivos: identificar áreas para melhorias, identificar as melhores
práticas de enfermagem nos serviços de internamento de adultos e
conhecer alguns factores que influenciam as atitudes dos enfermeiros
para adoptar essas práticas.
Os dados foram colhidos por entrevista semi-estruturada a oito
enfermeiros, cujo conteúdo submetemos a um processo de análise.
Concluímos que desde o processo de admissão de utentes até à alta,
poderão ocorrer melhorias significativas das práticas de enfermagem, em
todos os serviços, se os serviços aplicarem as melhores práticas
identificadas. Todos os serviços foram identificados com boas práticas,
uns numas áreas outros nas outras. Excepto no que diz respeito ao
planeamento dos cuidados, área em que não haverá grandes melhorias,
como resultados deste estudo de benchmarking interno, porque não se
evidenciam as melhores práticas em nenhum serviço. Por essa razão um
exercício de benchmarking externo seria por ventura mais benéfico.
Identificámos uma grande lacuna institucional que faz parte das
preocupações dos enfermeiros referente à falta de garantia de
continuidade de cuidados, após a alta de um doente.
O estudo reforça a nossa convicção de que faz sentido analisar a
qualidade das práticas de enfermagem num projecto de melhoria contínua
de um hospital.
ABSTRACT: Benchmarking is a tool often used in quality improvement exercises. However,
in Portugal, in the hearth care sector, only now the first studies of this kind are
starting to emerge.
A qualitative study on the benchmarking of nursing practices in a hospital is
presented, whose mine objectives are: to identify areas for improvement; to
identify the best practices in the adult internment sector; and to know how
some factors affect the attitudes of the nursing staff to adopt those practices.
Data was collected via semi-structures interviews to eight nurses, whose
content was then analysed. The conclusion was reached that, since admission
until discharge, significant improvement to the nursing practices, in all studied
services, could be attained. All services had better practices in some areas
relative to each other. However, with the exception of the planning of care, no
services exhibit best practice. For this reason, it might be more beneficial for
this hospital an external benchmarking exercise.
A major institutional shortcoming was identified, which preoccupies the nursing
staff, in relation to the lack of guaranty concerning care once the patient leaves
the hospital.
The study reinforces the researcher’s initial idea that it makes sense to analyse
the quality of nursing practices within a project of continuous improvement in a
hospital setting. Mestrado em Gestão Pública