Autor(es):
Rocha, Amarílis Pereira
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3315
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da saúde; Ensino da enfermagem; Métodos pedagógicos; Relação de ajuda
Descrição
Esta investigação tem como objectivos: analisar a perspectiva dos jovens
enfermeiros sobre o seu desempenho de Relação de Ajuda e a respectiva
contribuição da formação académica; analisar o desempenho de ajuda dos
docentes aos estudantes; compreender os métodos pedagógicos facilitadores
de Relação de Ajuda em ensino clínico; desenvolver linhas orientadoras para a
acção pedagógica e clínica facilitadoras da promoção de competências
relacionais de estudantes, enfermeiros e professores.
A abordagem teórica pretende fundamentar o Cuidar em enfermagem, a
Relação de Ajuda definida através das dimensões nível de respeito,
compreensão empática, incondicionalidade do respeito e congruência, e o
desenvolvimento de competências, no âmbito da formação, para a prática
relacional de ajuda. A contribuição empírica contempla três estudos integrados
e coerentes que englobam abordagem qualitativa, exploratória-descritiva, e
abordagem quantitativa, do tipo descritivo-correlacional. Os estudos envolvem
cinquenta e sete enfermeiros, vinte e nove docentes e duzentos e dezanove
estudantes de enfermagem que elaboraram Narrativas e responderam a um
protocolo de questionários constituído por Ficha de Caracterização, Ficha de
Formação e Inventário de Relações Interpessoais de Barrett-Lennard.
Os resultados indicam que os enfermeiros têm uma percepção positiva da
Relação de Ajuda que estabelecem com os utentes, salientando-se a
dimensão nível de respeito; os docentes percebem ser positiva a sua Relação
de Ajuda com os estudantes mas estes não confirmam a percepção dos
docentes, classificando todas as dimensões com níveis inferiores e
considerando a congruência negativa; as metodologias pedagógicas
adoptadas no ensino clínico são adequadas ao desenvolvimento de saber
cognitivo; docentes e estudantes conhecem as metodologias adequadas para
o desenvolvimento de competências relacionais que os enfermeiros devem
englobar na sua prática profissional. A partir da integração das diferentes
perspectivas são sugeridas algumas implicações ao nível da intervenção
pedagógica e clínica com apresentação de um plano de intervenção
estratégica contextualizada para a prática clínica e pedagógica.
ABSTRACT: This research aims to: analyse the perspective of young nurses on their own
performance in what respects Help Relationship and the contribution of their
academic education in this scope; analyse teachers´s performance in their Help
Relationship with students; understand the pedagogical methods witch might
facilitate Help Relationship in clinical practice; develop action guidelines for
intervention at pedagogical and clinical levels with the purpose of further
developing relational competences among students, nurses and teachers.
The theoretical approach targets to establish the rationales of Caring, of Help
Relationship based on dimensions level of regard, emphatic understanding,
unconditionality and congruence, and of the development of competences in
training environments for the improvement of help relational practices. The
empirical contribution refers to three integrated and coherent studies, which
combine qualitative and quantitative approaches. One has applied a set of
questionnaires which includes one for collaborators’ characterization, another
to know their previous formation an finally the Barrett-Lennard Relationship
Inventory, along with the use of narratives. These tools are applied to 57
nurses, 29 teachers and 219 nursing students.
Results indicate that nurses has a positive perception of their Help Relationship
with patients, with relevance to level of regard; although teachers perceive
their help relationship with students as being positive, this is not confirmed by
students themselves; students’ assessment is lower in all dimensions and they
perceive teachers’ congruence as being negative; pedagogical methodologies
used in clinical practice are appropriated to cognitive knowledge; teachers and
students are aware of the methodologies appropriate for the development of
relational competences that nurses must has in professional practice. Based on
the integration of these different perspectives, this research puts forward some
implications for pedagogical and clinical intervention, along with a plan for
strategic contextualised intervention in clinical and pedagogical practices. Doutoramento em Ciências da Saúde
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Rodrigues, Manuel Alves; Pereira, Anabela Maria de Sousa