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Cuidar em enfermagem: percepção do adolescente

Loureiro, Helena Maria Cardoso Leitão; Rocha, Amarílis Pereira, orient.

Curso de mestrado em enfermagem de saúde infantil e pediatria ; Enquadramento: A Abordagem teórica pretende fundamentar o Cuidar em Enfermagem e a Relação de Ajuda nas dimensões nível de respeito, compreensão empática, incondicio-nalidade do respeito e congruência. Em Enfermagem Pediátrica a Relação de Ajuda tem como o principal objectivo estabelecer uma relação terapêutica com a criança/adolescente, com a sob...


Relação de ajuda em pediatria: perspetiva dos pais

Almeida, Elsa Margarida Magalhães Simões; Rocha, Amarílis Pereira, orient.

Enquadramento: Cuidar em pediatria baseia-se numa filosofia muito própria, que privilegia a prestação de cuidados em parceria e centrados na família. A relação de ajuda é considerada um instrumento de cuidados de enfermagem fundamental. O conhecimento da perceção que os pais têm acerca da relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros dos serviços de pediatria é indispensável para a busca de conhecimento e aqu...


Colheita assética de urina em crianças até aos 36 meses de idade

Cordeiro, Manuel Pereira; Rocha, Amarílis Pereira, orient.

A Infeção Urinária na Criança tem uma especial relevância no Serviço de Urgência Pediátrica, não só pela sua prevalência, mas igualmente pela morbilidade que pode causar à criança. Assim, o diagnóstico correto é de grande importância, evitando, não só a execução de mais exames e de maior complexidade para a criança caso seja negativo e, mas igualmente, prevenindo problemas associados à infeção que irão contribu...


A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos

Gil, Alexandra João Rodrigues Marques; Rocha, Amarílis Pereira, orient.

Fundamentação: A relação de ajuda deve ser considerada como um foco de atenção em enfermagem pediátrica, de forma a definir estratégias adequadas à capacitação da criança/família, em prol do saudável desenvolvimento das crianças. O papel do enfermeiro e a importância da relação de ajuda é definida neste trabalho através das dimensões de nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade de respeito e c...


Relação de ajuda : perspetiva do enfermeiro de pediatria

Paula, Teresa Maria Figueiredo Lopes Carvalho; Rocha, Amarílis Pereira, orient.

Fundamentação: A relação de ajuda enfermeiro-utente é considerada um instrumento de cuidados de enfermagem fundamental. A aquisição de qualidades para conseguir estabelecer uma relação de ajuda baseada no respeito, empatia, incondicionalidade e congruência deverá ser um dos focos de atenção dos enfermeiros, que ficarão cada vez mais aptos para desenvolverem as dimensões da relação de ajuda, pois com a experiênc...


Qualidade de vida do diabético e cuidados de enfermagem : perspectiva dos adole...

Marinho, Catarina Andreia Rosa Saraiva; Rocha, Amarílis Pereira, orient.

Enquadramento: A vida de um adolescente pode ser alteradaapós o diagnóstico de diabetes.Tratando-se de uma doençaincurável é preciso investir no seu tratamento de modo a obteruma melhor qualidade de vida para o adolescente e família. Superar o sentimento de viver com uma doença crónica de modo a alcançar uma boa qualidade de vidarequer atenção primordial da equipa de enfermagem que presta cuidados ao adolescent...


Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação

Rocha, Amarílis Pereira; Marques, Ana Lúcia de Oliveir; Figueiredo, Carla; Almeida, Catarina Inês Soares; Batista, Isabel Maria Andrade

Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso da Saúde Escolar em Portugal. Abarca a análise de diversa literatura no âmbito da Educação e a construção de um pensamento reflexivo acerca da sua história. A primeira referência à Saúde Escolar data de 1901, evoluiu até aos nossos dias e passou por etapas diversas. Ao longo deste percurso, salientam-se, como momentos relevantes, nalgumas escolas, a exi...


A relação de ajuda no ensino de enfermagem

Rocha, Amarílis Pereira

Esta investigação tem como objectivos: analisar a perspectiva dos jovens enfermeiros sobre o seu desempenho de Relação de Ajuda e a respectiva contribuição da formação académica; analisar o desempenho de ajuda dos docentes aos estudantes; compreender os métodos pedagógicos facilitadores de Relação de Ajuda em ensino clínico; desenvolver linhas orientadoras para a acção pedagógica e clínica facilitadoras da prom...



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