Detalhes do Documento

A beleza imortal das catedrais Afonso Lopes Vieira e a imaginação medievalista

Autor(es): Pereira, Paulo Alexandre Cardoso cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2862

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Literatura portuguesa; Medievalismo; Estética literária


Descrição
O labor polígrafo de Afonso Lopes Vieira (1878-1946) permite inteligir, a par de outras coordenadas conformadoras da mundividência neo-romântica, a emergência e consolidação de um substrato imaginário de cunho medievalista que, sem declinar a sua ascendência oitocentista, acolhe as novas solicitações estéticas e doutrinárias da viragem de século. De modo a indagar as vertentes manifestativas e os usos plurais a que este filão medievalizante se presta, partiu-se da prospecção exaustiva da obra – ensaística, lírica e narrativa – do autor, procurando inscrevê-la no húmus estético-literário finissecular e primonovecentista em que se encontra enraizada, perspectivando-a como ponto de confluência de multivários caudais ideológicos. Tomando em linha de conta as suas possibilidades operatórias, definiu-se, em seguida, um elenco da herança medievalista patenteada pela obra de Lopes Vieira, nela discernindo diversas instâncias crítico-imaginativas: a neotrovadoresca e neopopularista, a tristaniana, a cavaleiresca e a hagiográfica. Invariavelmente instigada por um ideário de pendor nacionalista, fundamente comprometida com a reescrita rectificativa do património literário canónico, a obra de Lopes Vieira afirma-se como espaço propiciatório de um medievalismo utópico que, antes de ser figurino estético ou ponto de fuga lenificante na alteridade do passado, se quer senda de regeneração futura. ABSTRACT: Afonso Lopes Vieira’s (1878-1946) multifarious work, apart from fully illustrating a neo-romantic Weltanschauung, also provides an invaluable insight into the emergence and strengthening of a medievalist imagination that, though never dismissing its 19th century origins, is responsive to new aesthetic and doctrinal claims concomitant with the turn of century. So as to look into both the different manifestations and the multifunctional role of the medievalist repertory, we have conducted an extensive survey of the author’s literary work (including his essays, poetry and fiction), seeking to read it within the intricate fin-de-siècle and early 20th century literary framework and setting it at the juncture of diversified ideological trends. In view of its operative value, we have then chosen to single out a number of critical and imaginative categories of medievalism, as represented in Vieira’s work, covering such topics as neo- -troubadourism, the tristanian myth or the array of chivalric and hagiographical themes dealt with. Invariably incited by an unrelenting nationalistic outlook, persistently committed to a revisionist rewriting of the literary canon, Vieira’s work opens up a space of utopian medievalism that, far from inducing contemporary solace in the alterity of the past, voices the urge for future regeneration.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Godinho, Helder; Ferreira, António Manuel dos Santos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia