Autor(es):
Pereira, Paulo Alexandre Cardoso
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2862
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Literatura portuguesa; Medievalismo; Estética literária
Descrição
O labor polígrafo de Afonso Lopes Vieira (1878-1946) permite inteligir, a par de
outras coordenadas conformadoras da mundividência neo-romântica, a
emergência e consolidação de um substrato imaginário de cunho medievalista
que, sem declinar a sua ascendência oitocentista, acolhe as novas solicitações
estéticas e doutrinárias da viragem de século. De modo a indagar as vertentes
manifestativas e os usos plurais a que este filão medievalizante se presta,
partiu-se da prospecção exaustiva da obra – ensaística, lírica e narrativa – do
autor, procurando inscrevê-la no húmus estético-literário finissecular e
primonovecentista em que se encontra enraizada, perspectivando-a como
ponto de confluência de multivários caudais ideológicos. Tomando em linha de
conta as suas possibilidades operatórias, definiu-se, em seguida, um elenco
da herança medievalista patenteada pela obra de Lopes Vieira, nela
discernindo diversas instâncias crítico-imaginativas: a neotrovadoresca e
neopopularista, a tristaniana, a cavaleiresca e a hagiográfica.
Invariavelmente instigada por um ideário de pendor nacionalista, fundamente
comprometida com a reescrita rectificativa do património literário canónico, a
obra de Lopes Vieira afirma-se como espaço propiciatório de um medievalismo
utópico que, antes de ser figurino estético ou ponto de fuga lenificante na
alteridade do passado, se quer senda de regeneração futura.
ABSTRACT: Afonso Lopes Vieira’s (1878-1946) multifarious work, apart from fully
illustrating a neo-romantic Weltanschauung, also provides an invaluable insight
into the emergence and strengthening of a medievalist imagination that, though
never dismissing its 19th century origins, is responsive to new aesthetic and
doctrinal claims concomitant with the turn of century. So as to look into both
the different manifestations and the multifunctional role of the medievalist
repertory, we have conducted an extensive survey of the author’s literary work
(including his essays, poetry and fiction), seeking to read it within the intricate
fin-de-siècle and early 20th century literary framework and setting it at the
juncture of diversified ideological trends. In view of its operative value, we have
then chosen to single out a number of critical and imaginative categories of
medievalism, as represented in Vieira’s work, covering such topics as neo-
-troubadourism, the tristanian myth or the array of chivalric and hagiographical
themes dealt with.
Invariably incited by an unrelenting nationalistic outlook, persistently committed
to a revisionist rewriting of the literary canon, Vieira’s work opens up a space of
utopian medievalism that, far from inducing contemporary solace in the alterity
of the past, voices the urge for future regeneration.
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Godinho, Helder; Ferreira, António Manuel dos Santos