Author(s):
Ratola, Cármen Goréti Vieira
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2633
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino da física e da química; Educação para a saúde; Educação científica; Ensino secundário
Description
Perante a constatação de que o número de alunos a escolher Física como
área de prosseguimento de estudos é baixo, apresentam-se neste estudo
algumas formas de potenciar o ensino da Física, numa tentativa de inverter a
situação, a partir do ensino das Ciências em contexto formal e não formal.
O objectivo deste trabalho está assim no seguimento dos esforços que têm
sido desenvolvidos com o intuito de motivar os alunos a gostar de Física e a
aprender Física, entre os quais tem sido muito importante a diminuição do
distanciamento entre as Universidades e as escolas, bem como a troca de
informação constante entre estes dois níveis de ensino.
O conteúdo deste trabalho é uma abordagem de diferentes estratégias
passíveis de serem utilizadas na leccionação de temas de Física no 10º ano,
articulando-os com a área da saúde. Apresenta-se uma descrição de trabalho
de campo, realizado em contexto formal e não formal, e os resultados de dois
inquéritos aplicados a professores de Ciências e a alunos de dois níveis de
escolaridade diferentes: 9º (3º Ciclo do Ensino Básico, 3ºCEB) e 10º.
A análise dos resultados permitiu verificar a importância das diferentes
estratégias focadas, que podem ser tomadas em consideração como mais
adequadas para o ensino ou para a divulgação da Física, e que,
incrementando a literacia em saúde, permitem interligar conteúdos do 3ºCEB
com o Secundário, na área da Física.
ABSTRACT: Being aware of the small number of students that choose Physics as a career,
we present in this study some forms of promoting Physics teaching in an
attempt to reverse the situation.
The objective of this work is therefore on the sequence of the many efforts that
have been made with the goal of motivating the students to enjoy Physics, and
to learn Physics. Between these efforts, the shortening of the University-school
contact distances that is going on is very important, as well as the constant
interchange of information between these two levels of teaching and learning.
The content of this study is an approach of different teaching strategies
possible to be used on lecturing Physics themes of the 10º degree of
Secondary school articulating them with health area.
A description of field work is presented, in both formal and non-formal contexts,
as well as the results of two inquiries applied to teachers and students of two
schooling levels: 9º (3º Basic Cycle, 3BC) and 10º (Secondary).
The analysis of results allows to verify the importance of the different strategies
analysed, that may be taken into consideration as most adequate to the
teaching or divulgation of Physics, and that, increasing health literacy, allow the
interconnection of teaching contents of 3BC and Secondary in the Physics
area. Mestrado em Ensino de Física e da Química