Document details

Relacionamento com a marca e amor à marca no sector automobilístico

Author(s): Salgueiro, Maria João Simões cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1753

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão de marketing; Estratégia empresarial; Comportamento dos consumidores; Indústria automóvel


Description
Para fazer face à crescente competitividade no mercado, com inúmeras marcas e produtos diferentes que satisfazem uma mesma necessidade/desejo, os gestores de marca devem unir esforços no sentido de destacar a sua marca das demais. Assim, é importante criar um relacionamento forte com o cliente e satisfazê-lo, de modo a torna-lo leal. Partindo destas ideias, e definindo-se como variáveis o relacionamento com a marca, o amor à marca, a satisfação e a lealdade, realizou-se o presente trabalho, que tem como objectivos principais contribuir para clarificar a relação de ordem causal entre as variáveis relacionamento com a marca, amor à marca, satisfação e lealdade e conhecer qual a importância relativa das variáveis amor à marca e relacionamento com a marca na satisfação e destas na lealdade. Para auxiliar a investigação, e cientes da importância do sector automóvel na indústria, recorremos a três conhecidas marcas automóveis – Renault, Toyota e Ford. Concluiu-se que o relacionamento com a marca e o amor sentido pela mesma tendem a contribuir para a satisfação do consumidor e esta para a sua lealdade. ABSTRACT: To contest the increasing competitiveness in the market, with numerous brands and products that satisfy the same need/desire, the brand managers should work hard to highlight its brand from the others. Thus is important to create a strong relationship with the client and satisfy him, in order to make him loyal. Based on these ideas, and defining variables as brand relationship, brand love, satisfaction, and loyalty, this research project aimed at helping to clarify the relationship of causal order among the variables brand relationship, brand love, satisfaction and loyalty and to know the importance of the variables brand love and brand relationship in satisfaction and those in loyalty. To support the research and aware of the importance of the automobile industry, we used three well-known car brands – Renault, Toyota and Ford. The research was concluded that the brand relationship and brand love tend to contribute to satisfaction and this to loyalty. Mestrado em Gestão
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Loureiro, Sandra
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU