Author(s):
Martins, Daniela Maria Oliveira
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1713
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia industrial; Têxteis; Avaliação da qualidade
Description
Com o presente trabalho pretendem-se conhecer as ‘vozes’ dos clientes
relativamente a um produto têxtil-quarto, traduzindo-as posteriormente em
requisitos do produto, para que este possa contribuir para a satisfação das
expectativas dos consumidores. Cada vez mais é necessário que a qualidade
do produto a que o consumidor tem acesso contribua para a sua satisfação,
sendo este um factor distintivo para o sucesso das vendas. Nesta óptica, o
objectivo proposto com o presente trabalho de projecto é o de estudar a
inclusão de novas especificações num produto específico, tendo por base a
análise da informação obtida através dos clientes têxtil-quarto, que permitiram
aferir genericamente as suas necessidades em relação ao artigo, assim como
as suas expectativas face ao mesmo.
O relatório de projecto começa por fazer uma revisão sobre os conteúdos
teóricos necessários à sustentação de toda a aplicação efectiva ao produto em
foco – o lençol, para a o qual se pretende obter uma possível ficha técnica. A
metodologia seguida teve como suporte a aplicação de uma ferramenta da
qualidade – o QFD (Desdobramento da Função Qualidade), sendo a finalidade
a construção da Casa da Qualidade. Resumidamente, a Casa da Qualidade,
não é mais do que uma matriz, em cujas linhas se representam as
necessidades dos clientes (requisitos) face ao produto em estudo, e nas
colunas a resposta, em termos de características técnicas desse mesmo
produto, desenvolvida durante o estudo do QFD.
A aplicação do QFD conduziu à obtenção das características técnicas do
produto, as quais se julgam ser aquelas que contribuem para a satisfação das
necessidades expostas pelos clientes ao longo de todo o estudo, em relação
ao produto.
ABSTRACT: This Project intends to contribute to a better knowledge of customers’ ‘voices’
relative to a specific product – the sheet, translating them into product’s
requirements that might contribute to customers’ satisfaction. A product’s
quality is paramount for customer satisfaction, being this a distinctive feature
for market success. That is why this project’s main goal is to study the new
specification for a particular product, based on information collected through
interviews conducted with clients of textile products for the room. The
information collected allowed understanding customers’ needs and
expectations concerning a specific type of product – the sheet.
The project’s report starts with a brief presentation of some theoretical themes
relevant for the empirical work. The QFD - Quality Function Deployment, was
used as the methodology to study the technical characteristics the product
should have in order to satisfy the customers’ needs and expectations. The
main goal has been the building of the Quality House. Briefly the Quality House
is a matrix that translates clients’ requirements (that are put in the matrix’s
lines) into the products’ technical characteristics (that are put in the matrix’s
columns).
The QFD application allowed finding the product’s technical characteristics,
which one believes are the ones that highly contribute to satisfy the clients’
needs as stated during the interviews.