Author(s):
Vieira, Rui Marques
Date: 2003
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1458
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Formação de professores; Ensino das ciências; Educação científica; Inovação pedagógica
Description
Tendo em conta que o desenvolvimento da educação Ciência-
Tecnologia-Sociedade [CTS] e o pensamento crítico [PC] são duas
finalidades dos currículos nacionais de Ciências e que as mesmas não têm
sido explicitamente conciliadas no processo de ensino / aprendizagem,
concebeu-se o presente estudo de natureza empírica. Para isso desenvolveuse
um programa de formação [PF] de professores principiantes do 1º e 2º
ciclos do Ensino Básico de orientação CTS/PC. As questões a que se
pretendeu dar resposta neste estudo tinham a ver com este PF: Será que tal
programa contribuiu para que as professoras colaboradoras (re)construíssem
as suas concepções acerca de Ciência, Tecnologia e Sociedade e
promovessem intencionalmente práticas pedagógico-didácticas com
orientação CTS/PC: a curto prazo (logo após a formação) e a longo prazo
(um ano após a formação)?
No desenvolvimento do PF foram consideradas três vertentes. Primeira,
concepções das professoras sobre CTS. Segunda, formação sobre o ensino
CTS/PC. Terceira, produção de materiais curriculares com foco CTS/PC. A
equipa de formação era constituída por quatro professoras principiantes, duas
do 1º ciclo e duas do 2º ciclo, de uma escola do ensino básico integrado, e
pelo formador / investigador, o autor deste estudo. No total, as sessões de
formação, com cerca de duas horas semanais, desenrolaram-se ao longo de
64 horas.
A investigação de natureza qualitativa assumiu o formato de estudo de
caso. Os dados recolhidos através de vários instrumentos e técnicas ao longo
de dois anos, permitiram caracterizar as concepções iniciais e finais sobre
CTS e as práticas pedagógico-didácticas desenvolvidas pelas formandas
antes, no final e um ano após o programa de formação. Para tal análise
conceberam-se instrumentos próprios e adaptaram-se outros disponibilizados
na literatura da especialidade.
A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o PF contribuiu para que
as quatro professoras colaboradoras: (i) (re)construíssem as suas concepções
acerca de Ciência, Tecnologia e Sociedade; e (ii) promovessem práticas
pedagógico-didácticas com orientação CTS/PC, quer logo após a formação,
quer um ano após a formação, embora com níveis diferentes: o PF teve um
moderado impacte nas práticas de uma professora, razoável em duas e
substancial em outra.
A revisão da literatura feita ao longo de todo o processo permite afirmar
que o estudo representa um contributo, ainda que modesto, para o
conhecimento sobre o modo de conceber, produzir, implementar e avaliar
programas de formação de professores principiantes, porventura de grande
importância para o seu desenvolvimento profissional, social e pessoal.
ABSTRACT: The present study was conceived having under consideration that the
Science – Technology – Society [STS] education along with Critical Thinking
[CT] are two aims of the Science national curricula, and that they both have
been misconciliated in the teaching / learning process. For the matter of this
study, an Inservice Program [IP] for beginner teachers from first cycle and
second cycle of basic education with STS / CT orientation was developed.
The questions to which the study aimed to give an answer were related with
this IP: did the program contribute for the (re)construction of the teachers’
conceptions about Science, Technology and Society, and did it make them
intentionally promote STS / CT didactic and pedagogic classroom practices:
at short term (after the program) and at long term (one year after the
program)?
During the development of the IP three dimensions of formation were
considered. First, the teachers’ conceptions about STS. Second, the
formation on STS / CT teaching based. Third, the construction and
development of curricula materials focused on STS / CT.
The group was formed by four beginner teachers, two from 1st cycle of
basic education and two others from 2nd cycle of basic education, from an
integrated basic school and by the researcher / facilitator, also the author of
the present study. Regular sessions with two hours weekly, took place
through sixty-four hours.
The qualitative research took the design of a case study. The data collected
through the several instruments and techniques used along two years of
research, allowed the characterisation of the first and final conceptions about
STS and the didactic and pedagogic practices developed by the teachers
before and after the IP and one year after the inservice program.
For the purpose of the analysis some instruments were developed and
others, made available by the specialised literature, were adapted. The
obtained results allowed the conclusion that the IP was a pertinent
contribution for the four teachers to: (i) (re)construct their conceptions about
science, technology and society; (ii) promote STS / CT didactic and
pedagogic practices after the program, and also one year after it, although in
different levels: the IP had a moderate result in the practices of one teacher,
a reasonable result in the practices of two teachers, and a good result in the
practices of the other teacher.
The literature revision made through the whole process allows us to say
that the study represents a contribution for the development of the knowledge
about the conception, production, implementation and evaluation of beginner
teachers’ inservice programs, possibly of great importance to their
professional, social and individual development.