Author(s):
Dias, Aurora Maria Amaral Correia
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1452
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão; Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Professores do básico 1º ciclo
Description
O presente estudo insere-se no quadro da formação de professores, em
particular da formação contínua, incidindo na componente de supervisão do
Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do
1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste quadro, o estudo teve como propósitos
conhecer e compreender a visão de professores formadores acerca das suas
práticas supervisivas e do seu impacto no desenvolvimento profissional dos
implicados no processo supervisivo (formadores/supervisores e
formandos/supervisandos).
Adoptou-se uma abordagem qualitativa, concretizada através da realização de
estudos de caso de dois formadores do PFCM afectos a equipas de formação
de diferentes instituições de ensino superior. Na recolha de dados recorreu-se
à realização de entrevistas semi-estruturadas.
Os resultados obtidos, relativamente à visão dos formadores/supervisores
acerca das suas práticas de supervisão no âmbito do PFCM, levam a afirmar
que as mesmas integram elementos de diferentes cenários supervisivos, em
particular dos cenários Clínico, Reflexivo, Pessoalista e Ecológico. Com efeito,
na visão dos formadores/supervisores acerca das suas práticas de supervisão
sobressaem aspectos tais como: respeito pelo formando enquanto profissional
e enquanto pessoa e pelos seus contextos de trabalho; cooperação, interajuda
e apoio no desenvolvimento e implementação de experiências de
desenvolvimento curricular em matemática; e reflexão sobre as tarefas a
serem propostas aos alunos e sobre o ocorrido em sala de aula. No que
respeita à visão dos formadores/supervisores acerca do impacto das suas
práticas de supervisão no seu próprio desenvolvimento profissional e no
desenvolvimento profissional dos formandos, os resultados obtidos suportam a
conclusão de que na percepção dos participantes no estudo houve impacto.
Assim, do estudo decorre como implicação para a formação contínua a
relevância da existência de uma oferta formativa que abarque programas de
formação que contemplem uma componente de supervisão, capaz de
sustentar uma cultura de trabalho colaborativo entre todos os implicados. A
nível de operacionalização de tal componente de supervisão relevam-se
elementos de cenários supervisivos como o Clínico e o Reflexivo, enfatizando
a reflexão nas diferentes fases do ciclo supervisivo num clima de apoio e interajuda
ABSTRACT: The framework of this study is the teacher education, in particular the in-service
education, focusing on the supervising component of the “Programa de
Formação Contínua em Matemática” (PFCM) for teachers of the 1st cycle of
basic education. In this context, the study aimed to know and understand the
vision of supervisions about their supervising practices and their impact on the
professional development of those involved in the supervisory process
(supervisions/supervisors and supervisees/supervisors).
It was adopted a qualitative approach, achieved through case studies of two
supervisions assigned to the PFCM education teams from different institutions of
higher education. Semi-structured interviews were used to collect data.
To the supervisions point of view about their supervisory practices within PFCM,
the obtained results show that their practices incorporate elements from different
supervising scenarios, in particular Clinical, Reflexive, Personal, and Ecological
ones. Indeed, in the view of supervisions/supervisors about their supervisory
practices, some aspects stand out, such as respect for the supervisees as a
professional and as a person and for their work contexts; cooperation, mutual
help and support for curriculum development and implementation in math; and
reflection about the tasks to be offered to students and about what happened in
the classroom. In what concerns to the view of supervisions/supervisors about
the impact of their supervisory practices in their own professional development
and the professional development of supervisees, the results support the
conclusion that there was impact, from the participants’ point of view. Thus, as an
implication of this study to in-service education stands the relevance of in-service
programs that include a supervising component, capable of sustaining a culture
of collaborative work among all those involved. To the operalization level of such
supervising component, some elements show up, such as Clinical and Reflexive,
emphasizing the reflection in the different stages of the supervising cycle in a
climate of support and mutual help. Mestrado em Supervisão