Author(s):
Cruz, Maria da Graça Santos
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1446
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Investigação educativa; Professores de ciências; Investigadores em educação; Cooperação em educação; Práticas educativas
Description
Vários autores propõem o processo reflexivo sobre as práticas como
instrumento privilegiado de desenvolvimento profissional. O conceito de
professor, como prático reflexivo, reconhece a experiência que advém da sua
prática e defende que a melhoria do ensino requer reflexão sobre essa
experiência. Falar de professores reflexivos implica reconhecer, nestes
profissionais, o desenvolvimento de competências inerentes à prática reflexiva.
É nesta perspectiva, que as comunidades de prática (CoP) online têm
emergido como uma solução credível para dar respostas às necessidades dos
professores, oferecendo aos participantes condições que fomentam a prática
reflexiva, nomeadamente, CoP como as do projecto Investigação e Práticas
Lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção (IPEC). Tais
comunidades eram constituídas por investigadores em Educação em Ciência e
professores de Ciências.
O presente estudo insere-se no referido projecto e tem por finalidade analisar
as competências profissionais inerentes à prática reflexiva que são
mobilizadas nas comunidades nele constituídas. Pela natureza da
problemática de investigação, assim como pelo facto de não se ter identificado
na literatura estudos semelhantes, optou-se por uma abordagem metodológica
de índole predominantemente qualitativa, descritiva, exploratória e do tipo de
estudo de caso único, com duas unidades de análise. O caso consistiu no
estudo das competências inerentes à prática reflexiva mobilizadas pelos
participantes que integraram o projecto IPEC e as subunidades dois dos
grupos que se constituíram. Estes grupos assumiram dinâmicas de trabalho
próprias e exploraram ferramentas de comunicação à distância distintas. A
recolha de dados incidiu sobre o registo das interacções online entre os
participantes das comunidades, tendo-se procedido à sua análise de conteúdo.
Foi criado um sistema de categorias, com base essencialmente na revisão da
literatura, que levou à organização das competências inerentes à prática
reflexiva mobilizadas nas seguintes categorias: “Toma consciência da acção”;
“Fundamenta a acção”; “Problematiza a acção” e “Reformula a acção”.
Os resultados evidenciaram que nas duas CoP, que designamos de CoP2 e
CoP3, foram mobilizadas todas as competências inerentes à prática reflexiva
estudadas. Na generalidade, “Fundamenta a acção” e “Problematiza a acção”
foram, respectivamente, as competências mais e menos mobilizadas na CoP2.
Por outro lado, na CoP3, “Toma consciência da acção” foi a que teve maior
grau de mobilização e “Fundamenta a acção”, a menor. Relativamente à
categoria “Fundamenta a acção”, é de salientar, que a CoP2 se baseou mais
em informações teóricas e a CoP3 na prática lectiva. A avaliação da actividade
foi realizada no seio da CoP2 e, de acordo com os resultados, evidenciou uma
mobilização mais expressiva das competências em análise, aquando do
desenvolvimento deste processo.
Os resultados obtidos revelaram que as CoP online analisadas, constituídas no
âmbito do Projecto IPEC e que envolviam professores e investigadores,
independentemente da ferramenta de comunicação que usam, ofereceram
condições que facilitaram a mobilização de competências inerentes à prática
reflexiva, nomeadamente na planificação e avaliação dos materiais
desenvolvidos em colaboração.
ABSTRACT: Several authors propose the reflective process about practices as a privileged
instrument for professional development. The concept of teacher as a reflective
practitioner recognizes the experience that comes from his/her practice, and
defends that the betterment of education requires reflection on that experience.
To talk about reflective teachers implies the recognition, in these professionals,
of the development of competences involved in reflective practice. It is in this
perspective that the online practice communities (CoP) have emerged as a
credible solution to answer the needs of teachers, offering the participants
conditions that promote the reflective practice, namely, CoP as the ones from
the project “Research and teaching practices in Science Education: dynamics
of interaction” (IPEC). Such communities have been constituted by researchers
in Science Education and Science teachers.
This study was developed in the context of the aforementioned project and
aims at analyzing the professional competences involved in reflective practice
that are mobilized in the communities.
Given the nature of the theme of this research, and that no similar studies were
identified in literature, a case study methodology, with two units of analysis,
was adopted that has a predominantly qualitative, descriptive, and exploratory
nature. The case consisted in the study of the competencies involved in
reflective practice mobilized by the participants of the project IPEC and the
subunits of the two groups that have been created, in the context of that same
project. These groups assumed their own work dynamics and explored various
computer mediated communication tools. Data gathering focused on the online
interactions between the participants of the communities, and content analysis
techniques were used. A system of categories was created, based essentially
on literature revision, which led to the organization of the competencies
inherent to reflective practice in the following categories: “Become aware of the
action”; “Fundament the action”; “Discuss the action” and “Reformulate the
action”.
The results showed that in the two CoP, named CoP2 and CoP3, all the
studied competencies inherent to reflective practice were mobilized. In general,
“Fundament the action” and “Discuss the action” were, respectively, the most
and the least mobilized skills in CoP2. On the other hand, in CoP3, “Become
aware of the action” was the one with the highest degree of mobilization and
“Fundament the action” the one with the lowest. Concerning the competency
“Fundament the action”, it should be noted that CoP2 was based more on
theoretical information and CoP3 more on the teaching practice. The evaluation
of the activity was done in CoP2 and, according to the results, this CoP showed
a more expressive mobilization of the skills under study, at the time of the
development of this process.
The obtained results, showed that the online CoPs, from IPEC project,
involving teachers and researchers, independently of the communication tool in
use, offered conditions that facilitate the mobilization of skills involved in
reflective practice, namely in the planning and evaluation of the materials
developed in collaboration. Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia