Author(s):
Maia, Carla Silveira
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1437
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Educação especial; Dificuldades de aprendizagem; Dislexia; Sucesso escolar
Description
Conceptualmente ancorado na reconhecida importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) enquanto ferramentas promotoras da interacção, este estudo pretendeu analisar o impacte da sua utilização, nomeadamente de uma ferramenta da Web 2.0, o blogue, na interacção entre famílias de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e na relação destes importantes agentes educativos com o contexto educacional.
Em ordem a concretizar este objectivo foi realizado um estudo de caso de carácter qualitativo que teve como conjunto de participantes 7 familiares de crianças com NEE, decorrentes das limitações associadas a um diagnóstico de dislexia. No escrutínio das interacções ocorridas no blogue foram também contempladas as intervenções de participantes do blogue externos ao estudo, perfazendo neste âmbito um número total de 44 participantes.
Os resultados obtidos - a partir da análise de dados provenientes de dois inquéritos por questionário, aplicados na fase de pré e pós-interacção no blogue, e da análise de conteúdo das interacções registadas no mesmo - demonstraram um crescimento das interacções interfamiliares e revelaram indicadores de maior envolvimento parental na educação.
As conclusões sugerem, por isso, que a utilização das TIC promove a interacção entre estas famílias e que esta, por sua vez, tende a estar associada à construção de uma mais próxima relação entre a família e a escola.
ABSTRACT: Conceptually based on the acknowledged importance of the Information and Communication Technologies (ICT) as tools that promote interaction, this study aimed to analyze the impact of their use, namely of a Web 2.0 tool, the blog, on the interaction between families of Students with Special Education Needs (SEN) and on the relationship between these important education agents and the educational context.
Under this aim, a qualitative case study was driven over a group constituted by 7 relatives of students with SEN derived from limitations associated with a diagnosis of dyslexia. In the analysis of interactions occurred in the blog, interventions of participants external to the study were also covered, making a total of 44 participants. The results - based on the analysis of data from two questionnaire surveys, applied at the blog’s pre and post-interaction moments, and on the interactions content analysis - have shown a growth of interactions between families and have pointed indicators of greater parental involvement in education. The findings suggest therefore that the use of ICT promotes the interaction between these families and that this, in turn, tends to be associated with the building of closer relationships between families and school. Mestrado em Multimédia em Educação
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Almeida, Ana Margarida Pisco; Osório, António José Meneses