Author(s):
Carlão, Ana Paula dos Reis Campos
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1404
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Blogues; Língua inglesa; Ensino de uma segunda língua
Description
Este estudo de caso teve como finalidade principal aferir o impacte do uso de
blogues e de podcasts no ensino do Inglês, numa turma de 5º ano com
Percurso Curricular Alternativo.
Embora os blogues e os podcasts possam já não ser os recursos online mais
actuais, as suas características interactivas têm demonstrado eficácia e
adequação ao ensino, sobretudo no ensino das línguas.
Ainda que sejam conhecidas várias iniciativas, no âmbito do ensino da Língua
Inglesa, de integração e implementação das TIC, ainda é difícil avaliar o uso
pedagógico e o impacte destas tecnologias na mudança da prática lectiva dos
professores e no desempenho dos alunos, nomeadamente em turmas com
Percursos Curriculares Alternativos.
Este trabalho constituiu uma possibilidade de se acrescentar informação
adicional à literatura existente sobre esta temática, numa tentativa de propor
respostas a situações de ensino que preocupam os docentes que se deparam
com turmas de Percursos Curriculares Alternativos, que supõem uma oferta de
ensino diferenciada e diversificada.
A principal finalidade deste estudo consistiu em potenciar o uso pedagógico
destas ferramentas, principalmente no desenvolvimento de actividades e
intercâmbio em rede com os alunos, contribuindo para a adopção e
diversificação dos recursos disponíveis na Web 2.0 e intervir a nível do
desempenho dos alunos.
Para tal, considerámos uma escola do 2º ciclo pertencente a um agrupamento
de escolas da zona centro, preparando um estudo de caso que facultou
resultados que não poderão ser generalizados, mas que poderão constituir
uma mais-valia na replicação de boas práticas pedagógicas neste nível de
ensino e com este tipo de oferta educativa.
Os dados, recolhidos com recurso a inquéritos por questionário, grelhas de
observação participante e submetidos a análise de conteúdo, permitiram a
associação de ideias que conduziram a conclusões sobre o impacte do uso
destas ferramentas junto deste grupo de alunos.
Nos vários momentos de avaliação qualitativa e quantitativa deste trabalho
verificou-se que o recurso às tecnologias blogue e podcast contribuiu para o
aumento da literacia tecnológica deste grupo de alunos, ao mesmo tempo que
promoveu o interesse/participação nas aulas de Língua Inglesa e propiciou o
desenvolvimento das suas competências comunicativas.
ABSTRACT: The aim of this study was to assess the impact of using blogs and podcasts in
the teaching of English to a 5th form class on an alternative curricular pathway.
Even though blogs and podcasts might no longer be the most current online
resources, their interactive features have demonstrated effectiveness and
suitability for teaching, especially for language teaching.
Despite the fact that several initiatives involving the integration and use of ICT
in teaching English as a Foreign Language are known, it is still difficult to
assess the educational use and the impact of these technologies on teachers’
classroom practices and students’ performance, specifically in classes with
these features.
This study has given us the opportunity to add supplementary information to
the existing literature on this topic in an attempt to suggest answers to
situations that concern teachers who are faced with classes on alternative
curricular pathways, i.e., classes which involve a range of diverse and
differentiated teaching techniques.
The main purpose of this study was to enhance the pedagogical use of these
tools, especially in the development of activities and exchange in a network
with students. Thus we aimed to contribute to the adoption and diversification
of resources available in Web 2.0 and intervene in students’ performance.
In order to achieve this, we chose an Elementary School (2nd and 3rd cycles),
belonging to a group of schools in the centre of Portugal, and prepared a case
study that might provide results which, while not able to be generalized, are still
an advantage in the replication of best teaching practices at this level of
education and with this type of educational provision.
The data, collected by means of surveys, questionnaires, observation grids and
submitted to content analysis, allowed for the association of ideas that led to
conclusions about the impact of the use of these tools with this group of
students.
At various stages of the qualitative and quantitative evaluation of this work, we
have found that the use of blog and podcast technology contributed to the
increase of the technological literacy of this group of students, while promoting
interest/participation in the English classes and granting the development of
their communication skills. Mestrado em Multimédia em Educação
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Moreira, Gillian