Author(s):
Almeida, Jorge Fernando Marques de
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1375
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Didáctica das ciências; Práticas pedagógicas; Ciência e tecnologia; Formação de professores
Description
Os resultados da investigação sobre a relação entre as concepções dos
professores e as suas práticas de ensino não têm sido isentos de controvérsia.
Enquanto alguns estudos sugerem uma possível ligação entre as práticas
didáctico-pedagógicas dos professores e as suas concepções sobre a
natureza da Ciência, outros, porém, não o permitem confirmar. Perante esta
constatação e dada a crescente relevância da Educação Ciência, Tecnologia e
Sociedade [CTS] nos currículos de Ciências, desenvolveu-se uma
investigação de natureza qualitativa, que pretendeu contribuir para a
compreensão da relação entre as concepções sobre CTS de professoras dos
dois primeiros ciclos do Ensino Básico Português e as práticas didáctico-
-pedagógicas que implementam no ensino 1 aprendizagem das Ciências.
Com um desenho de estudo de caso, a investigação envolveu duas
docentes do l0cic lo do Ensino Básico e duas do 2' e recorreu a vários
instrumentos e técnicas de recolha de dados. Para o levantamento das
concepções sobre CTS das 4 professoras colaboradoras, utilizou-se o
Questionário VOSTS - Views on Science-Technology-Society (Versão
abreviada de 19 itens - adaptação Portuguesa de Canavarro, 2000) e uma
entrevista semi-estruturada realizada após a análise dos dados obtidos com o
questionário anteriormente referido. A caracterização das práticas didáctico-
-pedagógicas das docentes fez-se de acordo com o "lnstrumento de
Caracterização de Práticas Pedagógico-Didácticas CTS", desenvolvido por
Vieira (2003), e recorrendo-se a um diário do Investigador focado nos registos
de observação das aulas de cada professora colaboradora.
A partir dos resultados obtidos, formularam-se as conclusões do estudo
que apontam, no geral, para concepções ingénuas de Ciência, Tecnologia e
da sua inter-relação com a Sociedade e para práticas didáctico-pedagógicas
desprovidas de uma orientação CTS. Com efeito, embora tenha sido
identificado um maior número de concepções ingénuas no 2' ciclo do Ensino
Básico, a Ciência foi encarada, nos dois ciclos de ensino, como um "corpo de
conhecimentos ao serviço do Homem" e a Tecnologia como a sua aplicação,
numa perspectiva em que estas duas áreas surgem como domínios de
benefício para a Sociedade. No que diz respeito as práticas didáctico-
-pedagógicas, prevaleceu, no 2O ciclo do Ensino Básico, um ensino de
natureza transmissiva e, no l0cicl o, uma visão mais construtivista do processo
de Ensino 1 Aprendizagem. Contudo, em nenhum dos casos foi contemplada
uma orientação CTS.
Quanto a relação entre as concepções sobre CTS das docentes
colaboradoras e as suas práticas de ensino, os resultados desta investigação
não permitem fundamentar claramente essa relação ou a ausência dela, antes
salientam a complexidade da problemática abordada e dão um contributo,
ainda que modesto, para a compreensão da controvérsia que a investigação
neste domínio tem permitido despoletar.
ABSTRACT: Research results about the relationship between teachers' conceptions
and their teaching practices are not exempt from controversy. While some
studies suggest a possible connection between teachers' practices and their
conceptions about the nature of Science, others do not confirm such a
connection. From this state of affairs and given the increasing relevance of
Science, Technology and Society [STS] in Science curricula, a qualitative
research study was developed, the aim of which was to contribute towards an
understanding of the relationship between the STS conceptions held by basic
education teachers (1st and 2nd cycles of basic education in Portugal) and
their Science teaching practices.
This case study involved two teachers from each cycle and used various
data collection instruments and techniques. For the STS conceptions held by
the four teachers, the VOSTS - Views on Science-Technology-Society
Questionnaire was used (19 item abbreviated version - Portuguese adaptation,
Canavarro, 2000) and a semi-structured interview that took place after the
questionnaire was administered. Characterisation of teaching practices of
these teachers was obtained from the "STS Teaching Practices
Characterisation Instrument" (Vieira, 2003), and from the researcher's diary
where class observation notes were recorded for each class given by the
teachers involved.
In general, the results reveal (i) naive conceptions of Science and
Technology and of their relationship with Society, and (ii) teaching practices
that lack an STS orientation. In fact, although a greater number of naive
conceptions was identified in the 2nd Cycle, Science was interpreted in both
cycles as "a body of knowledge at the service of humankind" and Technology
as its application, a perspective where these two areas emerge as domains
that benefit Society. As to the teaching practices, teaching of a transmissive
nature prevailed in the 2nd Cycle, whereas a more constructivist view was
apparent in the 1st. However, none of the cases contemplated an STS
orientation.
As to the relationship between the teachers' STS conceptions and their
teaching practices, the results do not allow us to clearly explain whether such a
relationship exists, although they render the complexity of this problem salient
and contribute, however modestly, towards the understanding of the
controversy that has emerged from research in this area. Mestrado em Educação em Ciências