Autor(es):
Baptista, Margarida Maria Barros
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1367
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Internet; Ensino assistido por computador; Desenvolvimento das competências; Ensino das ciências
Descrição
As orientações curriculares para o Ensino Básico no âmbito da recente
reorganização curricular em Portugal, perspectivando o currículo como um
conjunto de aprendizagens e de competências a desenvolver, veio colocar aos
professores novos desafios, nomeadamente no que se refere à construção de
ambientes que se adeqúem aos fins propostos e às formas como a avaliação
deve ser encarada.
Na Sociedade da Informação, que se pretende que seja do Conhecimento,
urge combater o fenómeno da info-exclusão. Cabe à escola um papel
importante no acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC), por
parte dos seus alunos. Daí que venham a ser colocadas questões em relação
à forma como as TIC poderão contribuir de forma eficaz para o processo de
ensino e de aprendizagem, nomeadamente qual o papel da Internet como
fonte de acesso ao conhecimento.
Numa época em que se assiste a um crescente afastamento dos jovens dos
cursos de áreas científicas e em que os estudos internacionais revelam o baixo
nível de conhecimentos científicos da nossa população escolar, urge repensar
o ensino das ciências, nomeadamente ao nível do Ensino Básico.
É neste contexto que surge o estudo que apresentamos na presente
dissertação de Mestrado. Realizado entre Março e Junho do ano lectivo de
2003/2004, envolveu 20 alunos do 2º e 3º anos de escolaridade de uma turma
cuja professora era a própria investigadora. O presente estudo perseguiu como
principal finalidade a de avaliar o impacte de utilização da Internet no
desenvolvimento da competência Pesquisar, seleccionar e organizar
informação para a transformar em conhecimento mobilizável, seleccionada
entre as dez competências gerais presentes no CNEB. Decorreu em contexto
de Educação em Ciência, mais precisamente no âmbito da área curricular Área
de Projecto, tendo recorrido ao trabalho colaborativo entre os alunos.
Para a recolha de dados recorreu-se à observação e à análise das produções
dos alunos. Foram utilizados vários instrumentos, a saber: listas de verificação,
questionário aos alunos e notas de campo.
Da análise dos resultados pode concluir-se que a utilização da Internet
enquanto recurso para o acesso à informação, contribuiu quer para o
desenvolvimento da competência seleccionada para o nosso estudo, quer para
o desenvolvimento de competências tecnológicas quer ainda para o
desenvolvimento do vocabulário científico e motivação para a aprendizagem
das ciências.
ABSTRACT: In the scope of the recent curricular reorganization in Portugal the curricular
guidelines for elementary education, putting in perspective the curriculum as a
set of learnings and competencies to develop, it came to place the teachers
new challenges; namely in reference to the building of environments which
adjust to the proposed aims and in the ways the assessment must be faced.
In the Information Society, that it is intend it would be the Knowledge Society, it
urges to fight the info-exclusion phenomenon. The school must play an
important role granting the access by students to the Information
Communication Technologies (ICT). Hence some questions have been placed
on the way ICT would contribute to a effective process of teaching and of
learning, namely on the role Internet can play as source to accede knowledge.
At an age in which we watch a increasing separation between youth and
scientific courses, and the international studies reveal a low level of scientific
knowledge from our school population, it urges to rethink science teaching,
especially at elementary education.
It is in this context that comes the study presented on this Master’s dissertation.
It took place between May and Jun of school year 2003/2004; it involved 20
second and third grade pupils from the class in which the teacher was herself
the researcher. The present study had as main purpose to assess the impact of
Internet use on the development of the competence Search for, select and
organize information to transform in mobilizing knowledge, selected among the
ten general competencies presented on the National Curriculum for Elementary
Education. It took place in the context of Science Education, and appealed to
the pupil’s collaborative work.
The student work and classroom observation was used for data gathering.
Several instruments were used like: check lists, questionnaires for the pupils,
and field notes.
From data analysis we can conclude that Internet as a resource to accede
information, contributed to the development of the competence selected for our
study, either for the technological competencies development either the
scientific vocabulary development and motivation to learn science. Mestrado em Educação em Ciências no 1º ciclo do EB