Autor(es):
Garrido, João Paulo Teixeira
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1365
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Tecnologia educativa; Multimédia; E-learning; Ensino à distância; Formação contínua
Descrição
A formação contínua de professores em regime de eLearning (ensino a
distância mediado pelos media electrónicos) ou bLearning (misto de presencial
e eLearning) apresenta um conjunto de especificidades próprias que colocam
um conjunto de problemas na área da criação destas experiências de
aprendizagem e do design de conteúdos que lhes dão suporte, os quais fazem
desta um campo rico de estudo. Este estudo, que aqui se apresenta, centra-se
na problemática da estruturação de conteúdos em eLearning e revela, através
de um estudo de dois casos na formação de professores, algumas evidências
que possibilitam um modelo de estruturação fundamentada de conteúdos
neste tipo de formação.
O estudo desenvolveu-se na Região Autónoma da Madeira, num contexto de
formação contínua de professores a frequentarem o curso “WebDesign –
Criação de Conteúdos Educativos para a Internet” em regime de bLearning , o
qual foi alvo de uma investigação do tipo “Estudo de Caso”. Neste contexto,
procurou-se avaliar os impactes de diferentes estruturações de conteúdo na
aprendizagem de docentes em formação contínua, fazendo uma “aproximação
em espiral” a realidades algo desconhecidas, tentando dessa forma apreender
as variáveis em jogo numa situação específica e complexa como é o
bLearning .
Como resultado, obteve-se tanto uma visão global do processo de design de
aprendizagens para o eLearning , como um conjunto de evidências que, por um
lado, delineiam e fundamentam um modelo de trabalho nessa área e, por outro
lado, abrem novas perspectivas para futuros estudos neste âmbito.
ABSTRACT: Teachers’ professional development through continuous education using
eLearning (web based or distance learning) or bLearning (a blend of face to
face learning and eLearning) presents several and unique characteristics which
raise a set of problems related with the creation of these learning experiences
and with the design of the content that supports them, which makes it a rich
field of study. The present study is centred on the issue of designing and
structuring eLearning contents and reveals, through two case studies on
teachers’ continuous education, some evidences that allow for the setting up of
a coherent structuring of contents in this form of teacher education.
This study was developed in Madeira (an Autonomous Region of Portugal) in
the context of a Case Study based on a bLearning course for continuous
teacher education on “WebDesign – Creation of Educational Contents for the
Internet”. In this context, we tried to evaluate the impacts of implementing
different content structures on the learning outcomes of teachers in continuous
education, adopting a “cyclical approach” to less known realities which tried to
catch some of the various variables involved in such a specific and complex
situation as bLearning.
As a result, besides obtaining a global vision of the instructional design
process, we also found a set of evidences that, on one hand outline and ground
a work model in that area and, on the other hand, open up new perspectives for
future studies in the field. Mestrado em Multimédia em Educação