Autor(es):
Tavares, Célia Verónica Martins
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1349
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimédia; Multimédia interactiva; Ensino superior; Estratégias de aprendizagem; Portfólio
Descrição
Actualmente têm-se desenvolvido diversos esforços no campo da educação,
no sentido de fomentar o interesse dos alunos nas matérias leccionadas,
utilizando actividades mais dinâmicas e motivadoras.
O desenvolvimento de um e-Portefólio tem, nos últimos anos, conquistado um
lugar cimeiro no aumento desses esforços, contribuindo para o
desenvolvimento do percurso académico de cada aluno.
O presente trabalho propõe-se demonstrar que o uso do e-Portefólio poderá ter
um papel fundamental, não só no desenvolvimento académico dos alunos,
como também na constituição de uma “janela” para maiores descobertas
acerca dos mesmos, nomeadamente acerca dos estilos de aprendizagem que
podem caracterizar cada aluno, assim como as inteligências múltiplas que
cada um tem mais desenvolvidas.
Neste contexto, realizou-se um estudo de caso, cuja recolha e tratamento dos
dados assentou num paradigma essencialmente qualitativo. O estudo de caso
envolveu duas turmas do 2º ano do Instituto Superior de Contabilidade e
Administração do Porto, na disciplina de Ferramentas Electrónicas Aplicadas à
Tradução, inserida no curso de Assessoria e Tradução.
Assim, desenvolvemos um estudo que pretendeu revelar as ligações
existentes entre o desenvolvimento de um e-Portefólio e os estilos de
aprendizagem e as inteligências múltiplas de cada aluno.
Para a recolha de dados foram privilegiados diversos instrumentos de
avaliação – grelhas de observação, o índice de estilos de aprendizagem, o
teste de inteligências múltiplas, questionários e entrevistas.
Da análise dos resultados obtidos com base nos e-Portefólios, concluiu-se que,
de facto, se podem inferir determinados traços de personalidade e de trabalho
dos alunos que, consequentemente, contribuem para o ajuste das estratégias
de aprendizagem a desenvolver nas actividades de ensino e de aprendizagem.
Sugestões para investigação futura são também avançadas, bem como as
limitações do presente estudo.
ABSTRACT: Nowadays, efforts have been developed, in the educational field, to increase
studentʼs motivation in the courses using the most dynamic and motivational
activities.
The development of an e-Portefólio has, in the past couple of years, been
gaining a privileged place in the increasing of those efforts, contributing towards
the development of each studentʼs academic path.
The purpose of the present MA dissertation is to demonstrate that the use of an
e-Porfolio may have a fundamental role not only in the studentʼs academic
development, but also in detecting others relevant aspects of the students, like
the learning styles that can characterize each student, and the multiple
intelligences that each one of them has more developed.
In this context we developed a case-study whose collection and treatment of
data rested on an essentially qualitative paradigm. The case-study had two 2nd
year classes from the School of Accounting and Administration of Oporto, from
the course of Electronic Tools Applied to Translation, in the Administrative
Assistance and Translation Degree.
Thus, we developed a study that aimed to reveal the existing relationship
between an e-Portfolioʼs development, learning styles and the multiple
intelligences of each student.
In order to collect data we used several assessment tools – observation grids,
the index of learning styles, the multiple intelligences test, questionnaires and
interviews.
We concluded, based on the analysis and the results of the e-Portfolios that is
possible to observe some personality traits and the way students operate in the
e-Portfolio. Because of that it was possible to develop some teaching strategies
that help the development of the learning and teaching activities.
Suggestions for future research are put forward, as well as the limitations of the
present study. Mestrado em Multimédia em Educação