Autor(es):
Loureiro, Ana Cristina de Castro
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1335
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Tecnologia educativa; B-learning; Métodos pedagógicos; Estratégias de aprendizagem; Desenvolvimento de competências
Descrição
O presente estudo, Aprendizagem híbrida: b-Learning – da sala de aula ao
ciberespaço, integra-se no âmbito do trabalho de investigação no Mestrado em
Multimédia em Educação. Tem como principal finalidade criar e a avaliar o
impacto de um módulo de aprendizagem on-line, como complemento às
aprendizagens em regime presencial, no desenvolvimento e aquisição de
competências, transversais e específicas, no domínio das tecnologias da
informação e comunicação. Pretendemos, em particular, verificar a evolução
das competências dos alunos que frequentam uma disciplina de multimédia,
de segundo semestre, do primeiro ano de uma licenciatura na área da
animação cultural, de uma Escola Superior de Educação, mais
especificamente no módulo que diz respeito à linguagem HTML. Procedemos,
ainda, à “declinação” de todo o material em formato papel para o formato
digital.
Na primeira parte do texto, sociedade em rede: desafios, contextualizámos o
estudo, caracterizando o espaço sala de aula, enquanto espaço colaborativo;
os actores da sociedade do conhecimento – professores e aprendentes; e os
instrumentos de aprendizagem interactivos, distintivos de uma sociedade em
rede.
Na segunda parte, conteúdos: desafios de mudança, estudámos que
alterações são necessárias efectuar para que se possa implementar um
complemento de formação em formato de blended learning. Demonstrámos
como se “declinam” os conteúdos do formato papel para o formato digital e
apresentámos, ainda, as transformações que o professor terá que efectuar
para desempenhar outros papéis – de professor a tutor. Caracterizámos,
também, as plataformas de gestão de aprendizagens e a forma como
procedemos à implementação do complemento de aprendizagem na Moodle.
Na terceira parte, metodologia do projecto tecnológico, descrevemos o objecto
de estudo da nossa investigação.
Na quarta parte, implementação do projecto, apresentamos o processo de
implementação do complemento de aprendizagem em formato de b-Learning,
bem como os resultados obtidos no estudo de caso.
Na quinta parte, discussão em análise, comparámos os resultados obtidos no
nosso estudo de caso com outros dados já existentes, o que nos irá permitir
reflectir sobre as implicações deste formato multimodal no processo de ensinar
e aprender a distância.
ABSTRACT: The present study, Hybrid Learning: b-learning – from the classroom to
cyberspace, is part of a research for the Masters Multimédia em Educação.
The main objective of this study is to create and evaluate the impact of an online
training module as a complement to traditional lectures. This module
contributed to the development and acquisition of specific and transversal
competences in Information and Communication Technologies. We intend to
verify the improvement in HTML language, on the competence level, of those
students who attend the first year, second semester subject multimedia of a
degree in the area of cultural animation lectured at a Superior School of
Education. We also transformed all material in paper format in digital format.
First part of study, on-line society: challenges, we characterized the classroom
space while a collaborative space; the role-players of the information society –
teachers and apprentice; the instruments of interactive learning, signs of an online
society.
Second part of study, contents: change challenges, we studied what changes
were needed to implement a training module in blended-learning format. We
demonstrated how to transform contents in paper format in digital format. We
too presented the transformations undergone by the teacher in order to play
other roles – teacher-tutor. We characterized the learning management system
(LMS) and how we implemented the training module in the LMS Moodle.
Third part of study, methodology of the technological project, we described the
object of our study.
Fourth part of study, implementation of the project, we described how the
implementation of the training module in b-learning format went, as well as the
results obtained in the case study.
Fifth part of study, analysis of discussion, we compared the results obtained
through our case studies with other existing data from similar researches. This
allows us to reflect about the implications of this kind of multimodal format of
teaching and learning. Mestrado em Multimédia em Educação