Author(s):
Ventura, Ana Sofia de Sousa
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1329
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Ensino pré-escolar; Ensino da matemática; Padrões; Educação intercultural
Description
Desde tenra idade as crianças devem viver experiências matemáticas
significantes, nomeadamente com padrões, pouco trabalhados a nível do Pré-
Escolar. É cada vez mais efectiva a presença das tecnologias informáticas no
quotidiano das pessoas, nomeadamente das crianças, que, desde cedo, se
familiarizam com esses meios, processo no qual a escola não tem assumido
um papel determinante. Uma outra realidade que caracteriza a sociedade
portuguesa é a multiculturalidade, bastante notória nas escolas, que ainda não
sabem como lidar adequadamente com o problema que advém de tal
diversidade.
O CD-ROM “Imagens de Interculturalidade na Educação de Infância – Nós e
os Outros”, numa lógica de literacia com e para os media contrasta
características da realidade portuguesa, dos PALOP, cigana e de países de
Leste da Europa e apresenta propostas didácticas, nomeadamente sobre
padrões, que cruzam os diversos domínios da Área da Expressão e
Comunicação – Expressões dramática, musical, plástica e motora, Linguagem
Oral e Abordagem à Escrita e Matemática.
Neste contexto, esta dissertação de Mestrado resulta de um estudo, de caso
múltiplo, que tem como principal objectivo avaliar o impacto da exploração do
referido CD-ROM na construção e/ou desenvolvimento do sentido de padrão,
de competências tecnológicas e de uma mais efectiva consciência multicultural
e sensibilidade intercultural em crianças do Jardim-de-Infância.
Realizado num contexto de investigação-acção, o estudo foi desenvolvido com
cinco crianças, à altura com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, do
Pré-escolar. Estruturou-se em duas fases: 1) familiarização da investigadora
com o grupo e vice-versa através de experiências didácticas introdutórias às
temáticas em estudo e 2) fase empírica, propriamente dita, envolvendo
experiências de aprendizagem centradas em tecnologias, padrões e
multi/interculturalidade. A recolha de dados foi feita essencialmente através i)
da observação directa e participante, apoiada pelo registo em vídeo e
fotográfico e por um diário de bordo onde foram registados os comportamentos
das crianças e reacções às propostas feitas ao longo das várias etapas do
processo; ii) de documentos e artefactos produzidos pelas crianças e iii) e de
conversas mais ou menos formais com as mesmas. A análise dos dados
recolhidos, qualitativa, teve intenções descritivas e interpretativas.
O estudo permitiu concluir que uma abordagem centrada no referido CD-ROM
contribuiu, efectivamente, para uma maior e melhor apropriação do sentido de
padrão; o desenvolvimento de apetências e competências tecnológicas e uma
maior consciência e sensibilidade multicultural na maior parte dos sujeitos
envolvidos na investigação.
ABSTRACT: Children should live effective mathematical experience since their early
childhood, namely with patterns, which are poorly worked in the preschool.
The presence of Information Technology is more and more effective in the daily
life of everybody, namely in the daily life of children, who from their early
childhood familiarize themselves with these means. This is a process in which
school hasn’t had a significant role so far.
Multiculturality is another reality that characterizes the Portuguese society, a
reality that is quite visible in schools. Nevertheless schools do not yet know
how to handle this problem adequately.
This CD-ROM “Imagens de Interculturalidade na Educação de Infância – Nós e
os Outros”, taking into account a literacy logic with and for the media, contrasts
characteristics from the Portuguese, PALOP (African countries having
Portuguese as official language), gypsies and east European countries’
realities, and gives didactic suggestions, namely about patterns, that cross the
diverse domains in the communication and expression area – drama, music,
plastic, motor, OLAW (oral language and approach to writing) and
mathematical expression.
In this context, this Master dissertation results from a multiple study case,
which has as its main objective evaluating the impact of exploring this CD-ROM
in the construction and/or development of the pattern sense, of technological
competences, and of a more effective multicultural conscience and
intercultural sensitiveness in a group of kindergarten children.
Having an action-research approach, this study was developed with five
children between three and four years of age from the preschool. It was
developed in two phases: 1) familiarization of the researcher with the group and
the group with the researcher, through didactical experiences 2) empirical
phase, involving learning experiences centered on technologies, patterns. And
multi/interculturality. The gathering of information was essentially made the
following way: i) by direct observation and participative observation, supported
by video and photo registration, and by a board diary where the behaviours and
the reactions of the children on the proposed activities were registered along
the various phases of the process; ii) through documents and artifacts
produced by the children and iii) by more or less formal conversations with
them. The analysis of the information, qualitative, had descriptive and
interpretative intentions.
The study allowed us to conclude that an approach centered on the referred
CD-ROM led, effectively, to the appropriation of a greater and better sense of
pattern; the development of technological appetencies and competences; and a
bigger multicultural conscience and sensibility in the major part of the children
involved in this study. Mestrado em Multimédia em Educação