Author(s):
Barros, Patrícia Torres de
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1326
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão de professores; Professores; Professores; Prática pedagógica
Description
No quadro das perspectivas actuais sobre a educação, analisar a problemática
da formação contínua de educadores parece-nos pertinente e indispensável,
sobretudo no sentido de contribuir para a formação de um profissional reflexivo.
Por conseguinte, este estudo, apresentado no âmbito do Mestrado em
Supervisão, resultou da nossa experiência como supervisora/formadora da rede
municipal de ensino de São Luís do Maranhão/Brasil e da necessidade, em
conjunto com os professores, de realizarmos uma intervenção na formação
contínua da referida rede, a qual tem se desenvolvido, principalmente, de forma
homogeneizadora e padronizada.
Assim, baseados num conhecimento do terreno e na convicção de que a
estratégia de questionamento poderia contribuir para a reflexão sobre as
práticas, propusemo-nos conceber, desenvolver e avaliar uma experiência de
formação em que participaram quatro professores que actuam de 5ª a 8ª séries
do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica Justo Jansen, escola
da rede municipal de ensino de São Luís.
Ressaltamos que o programa de formação contínua desenvolvido se baseou
numa concepção construtivista da formação de professores e no paradigma
reflexivo. Durante o processo formativo foi privilegiado o estudo de fontes
bibliográficas, assim como o confronto dos educadores e da
investigadora/formadora com a sua própria prática de questionamento, através
da gravação em áudio e análise de aulas e das sessões de formação. Nesta
perspectiva, tínhamos como objectivo a consciencialização dos participantes
sobre o nível cognitivo e funções das perguntas que fizeram nos encontros de
formação no intuito de retroalimentá-las.
Deste modo, a abordagem metodológica desta investigação baseia-se num
paradigma interpretativo, com recurso à investigação-acção e ao estudo de
caso, pela necessidade de uma intervenção na realidade com vista à mudança
e à análise de uma situação em particular.
Os dados a analisar foram recolhidos através da observação participante, do
questionário, da entrevista, das gravações em aúdio de aulas dos professores e
das sessões de formação, além de textos elaborados pelos participantes que
fizeram parte do seu portefólio reflexivo.
Como forma de compreendermos e analisarmos este corpus de informações,
optámos pela análise de conteúdo e por uma abordagem multifacetada através
da triangulação.
Os resultados obtidos indicam que o programa de formação implementado
contribuiu para a reflexão e a consciencialização dos intervenientes sobre o seu
tipo de questionamento e para uma tentativa de melhoria deste aspecto na
formação contínua. Os participantes concluíram que as perguntas constituem
um importante elemento de interacção no âmbito da formação, podendo
contribuir decisivamente para o desenvolvimento das suas competências
reflexivas.
ABSTRACT: On the scene of the current perspectives about education, it seems pertinent
and indispensable to analyze the problems concerning the teacher continuous
education especially in order to contribute to the formation of a reflexive
professional
Therefore, this study, presented in the scope of a Master Course of Supervision,
it results from our experience as a supervisor I trainer in the municipal schools
of São Luís - MaranhãoiBrazil and the need, together with teachers, to rnake an
intervention in the continuous education in this context, cause it has been
developed, rnainly, in a homogeneous and standardized way.
So, based in our experience and the belief that the questioning strategy could
contribute for the reflection on the practices, we proposed ourselves to
conceive, develop and evaluate an experience involving four teachers acting
from 5th to gth of baçic education of Justo Jansen School, an municipal school of
São LuíslMaranhão.
The teacher continuous education progyam developed was based on a
constructivist design of teacher education ahd the reflective paradigm. During
the formative process it was privileged the study of bibliographical sources, and
the confrontation of teachers and the supervisorltrainer with their own practice of
questioning, by recording in audio and analysis of classes and teacher
continuous education sessions. Therefore, we aim to awareness the participants
about the cognitive level and functions of the questions in the sessions in order
to improve them.
Thus, the methodological approach of this research is based an interpretative
paradigm, using the action-research and the case study, cause it was necessary
an Íntervention in reality to change it and analysis a particular situation.
The data were collected through participant observation, questionnaire,
interview, the recordings in audio of teacher's classes and teacher continuous
education's sessions, besides texts written by the partic~pants that were part of
their reftective portfolio.
In order to understand and anatyze this corpus of information, we opted for a
muttifaceted approach through triangulation and the content analysis.
The results show that the teacher continuous education program implemented
had contributed to the teachers' reflection and awareness about their type of
questioning and in an attempt of improvement of this aspect in the continuous
education. The participants had concluded that the questions are an important
interaction element in that context and can contribute decisively to the
development of their reflective skills. Mestrado em Supervisão