Autor(es):
Melo, Paula Alexandra Correia de
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1319
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Didáctica das línguas; Ensino da língua materna; Aprendizagem da leitura; Aprendizagem da escrita; Comunicação na aula
Descrição
Este estudo teve como finalidade identificar e compreender as possíveis
relações e interferências da afectividade presentes nas interacções verbais, na
aprendizagem da leitura e da escrita no primeiro ano de escolaridade.
A presente dissertação está estruturada em três partes. A primeira parte
apresenta o enquadramento teórico de referência ao desenvolvimento do
estudo, debatendo-se três temas essenciais: a comunicação em sala de aula,
a aprendizagem da leitura e da escrita, e a relação afectividade e
aprendizagem.
A segunda parte apresenta a metodologia de investigação adoptada, que se
insere no âmbito do paradigma interpretativo, assumindo as características de
uma investigação qualitativa, em que se adoptou uma abordagem etnográfica
na constituição, recolha e análise dos dois corpora estudados.
A terceira parte apresenta a descrição, interpretação e análise dos dados
recolhidos nas dez aulas observadas e transcritas, focalizando-se nas marcas
de afectividade presentes na interacção verbal professor-aluno, através de
marcas avaliativas, apreciativas, de concordância e de discordância, de
partilha de poder e de total poder, de proximidade e de distanciamento. Foram
analisadas de igual modo as marcas de afectividade presentes na linguagem
verbal, não-verbal e paraverbal na interacção dos professores com os seus
alunos.
As conclusões do estudo apontam as implicações da afectividade no ensino da
leitura e da escrita, considerando que o comportamento afectivo do professor,
na sua relação com os alunos, determina o papel da afectividade no processo
de ensino-aprendizagem.
ABSTRACT: The aim of this study was to identify and understand the possible connections
and interferences of affect that appear in the verbal interactions on the learning
of reading and writing in the first grade.
This dissertation is structured in three parts. The first one presents the
theoretical basis for the development of this study, bearing in mind three
essential themes: classroom communication, the learning of reading and
writing and the relationship between affect and learning.
The second part presents the investigation method used in this work:
interpretative paradigm with a qualitative investigation towards an ethnographic
approach in the building up, gathering and analysis of the two studied corpora.
The third part describes, explains and analyses all the data assembled in the
ten observed and transcript classes, focusing how affect is present in the
teacher-pupil interaction, through evaluating marks, as well as assertiveness,
agreeing and disagreeing, power sharing and total power, proximity and
distance. All the marks of affect in the verbal, nonverbal and paraverbal
language between teacher and pupil were analyzed, as well.
The conclusions of the study show that affect plays its role in the way how the
processes of writing and reading are taught, bearing in mind that the teacher’s
behaviour towards the students is essential in the teaching-learning process. Mestrado em Didáctica de Línguas