Author(s):
Filipe, António José Barbosa de Sousa Mateus
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1316
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Tecnologia da educação; Aprendizagem cooperativa; Tecnologias da informação e comunicação
Description
O presente relatório de dissertação visa descrever o desenvolvimento de um
estudo sobre os principais factores que mais condicionam o sucesso e a
manutenção de comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais, no
âmbito de cursos de ensino superior, sustentados por uma estratégia
pedagógica combinada (blended-learning).
As intenções deste estudo vocacionam-se no sentido de identificar e testar os
agentes mais determinantes na conquista do sentido de comunidade que,
segundo Swan (2002), constitui o “motor” do desenvolvimento da confiança e
satisfação entre os participantes.
Tal como nos estudos de Rovai (2002) a avaliação do sentido de pertença
numa comunidade de aprendizagem colaborativa, assume neste estudo um
papel central. E é com base em estudos semelhantes, presentes na literatura
científica neste campo, que se procura medir entre os três tipos de interacção
de Moore (1989) - cit. in Swan (2002) os indicadores das respostas de
presença social mais representativos da realidade observada, e que
permitiram definir estratégias de e-moderação passíveis de serem reutilizadas
e analisadas em estudos futuros.
ABSTRACT: The present dissertation report aims at describing the development of a study
on the main factors that condition the success and maintenance of learning
communities in virtual environments, in higher education courses, supported by
a combined pedagogical strategy (blended-learning).
The intentions of this study are grounded on the need to identify and test the
most determining agents in the conquest of a sense of community that,
according to Swan (2002), constitutes the “engine” of the development of
confidence and satisfaction between the participants.
As in the studies of Rovai (2002) the evaluation of the sense of belonging in a
collaborative learning community, assumes in this study a central role. And it is
on the basis of similar studies, present in the scientific literature in this field,
that we try to measure between the three types of interaction proposed by
Moore (1989, cit. in Swan, 2002) the indicators of the more representative
responses of social presence of the observed reality, which allowed us to
define e-moderation strategies capable of being reused and analyzed in future
studies. Mestrado em Multimédia em Educação
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Ramos, Fernando Manuel dos Santos