Author(s):
Rodrigues, Carla Maria Pires
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1314
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Profissão docente; Avaliação de professores; Competência pedagógica; Professores; Desenvolvimento profissional
Description
A reflexão que pretendemos desenvolver ao longo deste trabalho tem como
cerne o desenvolvimento profissional dos professores e os processos de
colaboração que são, ou que se pretende que sejam, desenvolvidos em
educação.
Partimos, nesse sentido, de alguns pressupostos: passar a pensar em termos
de «mudar as escolas» e não de «mudar o sistema escolar»; pôr de lado uma
concepção individual e técnica do processo de mudança; abandonar a ideia de
que mudanças parcelares e sucessivas teriam um efeito cumulativo e,
questionar a ideia de mais formação/maior desenvolvimento, numa lógica
adaptativa «a posteriori», como um instrumento decisivo para a concretização
da mudança.
Procurámos, dentro desta lógica, perceber de que modo processos de reflexão
conjunta e colaboração na concepção do Projecto Educativo da escola,
potenciadores de um maior envolvimento no delinear das políticas educativas
de uma escola, podem ser promotores do desenvolvimento profissional dos
professores neles envolvidos, tentando contrariar individualismos que
persistem na cultura dos professores.
Conscientes de que o desenvolvimento de competências reflexivas associadas
ao desenvolvimento profissional não é um processo simples, nem se
desenvolve automaticamente propusemo-nos promovê-lo através um processo
de acompanhamento que pressupõe a presença, pelo menos no início, de um
supervisor que será fundamental no aperfeiçoamento desse processo
reflexivo.
ABSTRACT: The reflection we intend to develop in this paper is focused in the professional
development of teachers and the collaborative processes that are, or that are
intended to be developed in the teaching area.
Within this scope, we have adopted several assumptions: to start thinking in
terms of “changing the schools” and not of “changing the school system”; to put
aside an individual and technical conception of the changing process; to
abandon the idea that partial and successive changes will have a cumulative
effect, and to question the idea that more training / bigger development, in an
«a posteriori» adaptative logic, is a decisive tool in consolidating the changes.
Within this logic, we sought to understand in what way the conjoint reflection
processes and the participation in the conception of a school’s Educational
Project, representing a potential for a bigger involvement in the creation of a
school’s education policies, can promote the professional development of the
teachers participating in these processes, avoiding therefore individualistic
behaviours that persist in teachers’ culture.
Being aware that the development of reflective competencies associated to
professional development is not a straightforward process, nor does it develop
in an automatic way, we have committed ourselves to promote this
development through a follow-up process that presupposes the presence, at
least in an initial phase, of a supervisor that will be fundamental in the
improvement of this reflective process. Mestrado em Supervisão