Author(s):
Almeida, Teresa Maria Reis Teixeira de
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1309
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão; Ensino da enfermagem; Tensão psicológica
Description
Este estudo localiza-se no domínio da supervisão em ensino clínico e tem
como principal objectivo compreender como os alunos de enfermagem
percepcionam o contributo do supervisor na gestão do stresse por eles
vivenciado em contexto de aprendizagem clínica.
Optámos por uma metodologia de cariz qualitativo e quantitativo, de natureza
descritivo-correlacional, sendo o questionário o instrumento de recolha de
dados utilizado. Foram inquiridos 159 alunos que frequentavam o 3 º ano do
Curso de Licenciatura em Enfermagem.
Os resultados obtidos permitem-nos concluir da existência de stresse durante
o ensino clínico que, a maioria dos alunos, percepciona num nível médio.
Constatámos ainda que as alunas tendem a evidenciar níveis de stressemais
elevados do que os seus colegas do género masculino, e que a família revelou
ser um bom mediador de stresse.
Verificámos também que, a maioria das situações percepcionadas como
indutoras de stresse se localiza no domínio das relações interpessoais, e que
nas respostas ao stresse predominam as manifestações do foro cognitivo.
Relativamente ao contributo do supervisor, a maioria dos alunos percepcionou
que o mesmo foi um apoio do tipo instrumental, seguido dos tipos perceptivo e
emocional, sendo certo que este último surge ainda, por vezes, como
complementar dos anteriores.
Os alunos referem ainda a importância do processo supervisivo nas suas
componentes de acompanhamento e avaliação, como estratégia de ajuda na
regulação dos efeitos do stresse.
Dado o carácter ecológico de que se reveste o ensino clínico e a supervisão, e
uma vez constatada a importância que assume a relação interpessoal no
processo supervisivo, pensamos ter demonstrado, com este estudo, que se
torna evidente a necessária formação específica dos profissionais para o
desempenho de funções supervisivas que, por sua vez deverão ser claramente
definidas como competências dos enfermeiros no âmbito da Carreira de
Enfermagem.
ABSTRACT: This dissertation deals with supervision in clinical teaching and its main aim is
to understand how nursing students understand the role of the supervisor in the
management of their own stress within the context of clinical learning.
We have chosen a qualitative and quantitative methodology, of a descriptive
correlative type and we have used the questionnaire to collect data. One
hundred and fifty nine third year nursing students responded to the
questionnaire
The results we achieved point to the fact that the presence of average stress is
felt during the clinical teaching and that most students suffer from it.
We have also noted that female students tend to show higher levels of stress
than their male counterparts and that family has proved to be a good mediator
of stress.
Furthermore, we have observed that most stressful situations take place within
interpersonal relationships and that the responses to stress have mainly got to
do with cognitive processes.
As regards the role of the supervisor, most students perceived it as a kind of
instrumental support followed by a perceptive and emotional one. The latter
sometimes appears as a complement of the former ones.
In addition to this, the students refer the importance of the supervisory process,
both at a tutorial and assessment level, as a helpful strategy in the regulation of
stress effects.
Since both the clinical teaching and the supervision have an ecological nature,
and since the interpersonal relationship during the supervisory process was
regarded as highly important, with this dissertation we believe we have proved
that to be a professional supervisor, one should have specific qualifications.
Thus, these qualifications should be accurately defined as the nurse’s skills
within lhe Nursing Career. Mestrado em Supervisão
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Pereira, Anabela Maria de Sousa; Jesus, Helena Pedrosa