Autor(es):
Mendes, Dina Maria da Silva
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1304
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Ensino da física; Ensino da química; Soluções; Experiências laboratoriais
Descrição
No presente estudo investigou-se a eficácia da utilização de uma
estratégia de ensino/ aprendizagem baseada em trabalhos de índole
laboratorial, na leccionação de conteúdos pertencentes aos temas
Solubilidade e Dissolução.
A estratégia foi aplicada a 10 alunos de uma turma do 10º ano do Curso
de Técnico de Análise Laboratorial, da Escola Tecnológica e Profissional
de Sicó, e consistiu na execução pelos alunos, em grupos de 2 ou 3
elementos, de uma sequência de 7 Fichas de Trabalho que incluíam
actividades laboratoriais e tarefas de formulação de hipóteses e de
explicação do observado experimentalmente, seguindo-se a cada uma
destas Fichas de Trabalho, a discussão, em grande grupo, dos resultados
obtidos e a leitura e a análise de uma Ficha Informativa.
As actividades laboratoriais foram realizadas pelos alunos de acordo com
um protocolo distribuído pelo professor, tendo sido desenhadas de forma a
tentar promover a insatisfação dos alunos relativamente às suas
concepções e a introduzir os novos conceitos com base no estudo de um
fenómeno concreto. Do protocolo experimental constavam, para além da
tradicional descrição do procedimento experimental, um conjunto de
questões e tarefas que visavam um envolvimento efectivo do aluno com a
actividade, através da formulação e verificação de hipóteses, da
interpretação de resultados e da confrontação das ideias dos alunos com
os resultados experimentais.
Em resultado da aplicação dessa estratégia verificou-se, através das
respostas dadas às questões das Fichas de Trabalho e do teste de
diagnóstico, um desenvolvimento conceptual para a maioria dos alunos,
relativamente aos aspectos de conteúdo abordados.
No final, são apresentadas as implicações educacionais do estudo que
apontam, ao nível da prática docente, para o conhecimento das ideias
prévias dos alunos, para a valorização do trabalho laboratorial e para uma
utilização cuidadosa da linguagem.
ABSTRACT: In the present study, we have studied the efficiency of the use of a
teaching/ learning strategy based on laboratory work, in teaching contents
that belong to the themes of Solubility and Dissolution.
This strategy was applied to ten students of a 10th grade class of
Laboratorian Analysis Technician Course of Escola Tecnológica e
Profissional de Sicó. Students, in groups of two or three members, solved
a sequence of seven worksheets which included laboratory experiments
and tasks of hypothesis formulation, and the explanation of the
experimental observations. After solving each worksheet, was made a
debate, in group, on the results obtained and on the reading and analysis
of the worksheet.
Laboratory activities were made by students according to the protocol
given by the teacher. These activities were conceived with the aim of
promoting the students non satisfaction relatively to their conceptions and
introducing new concepts based on the study of an actual phenomenon.
On the experimental protocol appeared, besides the traditional description
of the experimental procedure, a collecton of questions and tasks aiming
an effective involvement of the students with the activity, through the
formulation and verification of hypothesis, the interpretation of results and
the students’ ideas confrontation with the experimental results. From the
application of this strategy, we verified through the answers given to the
worksheet questions and the diagnostic test, a conceptual development of
most students, relatively to the aspects of the approached contents.
Finally, will be presented the teaching implications of the study that point
out, at the teaching level, the students previous ideas knowledge, the
value of laboratory work and the accurate use of language. Mestrado em Ensino de Física e Química