Autor(es):
Costa, Maria Helena dos Santos Marreiros Camacho da
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1294
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino de línguas; Francês técnico; Ensino profissional
Descrição
O presente estudo assenta numa reflexão sobre o ensino de francês para fins
específicos, centrada nos cursos profissionais de turismo. Como principal
finalidade, pretende-se analisar de que forma se inter-relacionam e se
estabelecem as parcerias entre os dois pólos da formação profissional: a
escola e a empresa.
Interessa assim conhecer as práticas pedagógico-didácticas dos professores
de francês, delineadas em função dos públicos específicos, bem como os
contributos das empresas para a identificação das necessidades linguísticocomunicativas
dos alunos de turismo.
Para a realização do presente estudo, foi adoptada uma metodologia
qualitativa e descritiva, segundo um paradigma interpretativo, com recurso a
dados quantitativos, sempre que necessário.
Os participantes neste estudo, limitado ao distrito de Setúbal, pertencem a três
grupos interligados: os alunos que frequentam os diferentes cursos das áreas
do turismo; os professores que leccionam francês a esses cursos e os
representantes das empresas que colaboram com as escolas.
A recolha dos dados foi efectuada através de inquéritos por questionário e
entrevistas. Procedeu-se igualmente à análise documental dos programas em
vigor e de alguns instrumentos reguladores da aprendizagem, utilizados pelos
professores.
Com o presente estudo, obteve-se um quadro diversificado da formação
profissional na área do turismo no distrito de Setúbal. Concluiu-se que o ensino
de francês aos cursos de turismo rege-se pela generalidade dos princípios
orientadores do ensino das línguas para fins específicos. Comprovou-se
igualmente que, apesar de já existir uma efectiva colaboração entre as
empresas e as entidades formadoras, esta deverá ser incentivada em prol da
melhoria do ensino das línguas no contexto da formação profissional.
ABSTRACT: The present research is based on a study into teaching French for specific
purposes centred on vocational tourism courses. Its principal aim is to reflect
on the interaction and partnership between the two entities involved in
vocational training: school and enterprise. It is therefore important to
understand the pedagogical and didactic practices of French teachers defined
in terms of specific target groups, as well as the contributions of tourism
enterprises to the identification of the linguistic and communicative needs of
tourism students.
For this study, a qualitative and descriptive methodology has been adopted,
according to an interpretative paradigm. When necessary quantitative data has
also been used.
The participants in this research were restricted to the region of Setúbal and
belong to three associated groups: students on various tourism courses;
French teachers of those courses and representatives of the enterprises that
collaborate with the schools. Data has been collected by means of
questionnaires and interviews. Documents such as syllabus and other learning
instruments used by teachers have also been analysed.
This research has enabled us to obtain a varied image of vocational tourism
training in the region of Setúbal. We have come to the conclusion that teaching
French for tourism courses follows most of the guiding principles of teaching
languages for specific purposes. We have also verified that, although there is
an effective collaboration between enterprises and schools, this should be
stimulated on behalf of the improvement of language teaching in a vocational
context. Mestrado em Didáctica de Línguas