Autor(es):
Teles, Mafalda Sofia Rodrigues Leão
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1288
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Ensino das ciências; Trabalhos práticos; Cultura científica; Alunos
Descrição
A presente dissertação de mestrado teve o seu enfoque no Trabalho Prático
(T.P.) de Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB).
Este estudo surgiu da necessidade de gerar mudanças nas práticas lectivas
tendo em vista a sua melhoria e capaz de permitir, também, uma mais
adequada compreensão dessas mesmas práticas lectivas. Pretendeu-se que
esta mudança se reflectisse no desenvolvimento de actividades práticas
capazes de desenvolver a Cultura Científica (C.C.) dos alunos.
As questões a que se pretenderam dar resposta estavam directamente
direccionadas com a problemática referida: Será o Trabalho Prático (T.P.) um
instrumento capaz de desenvolver a C.C. dos alunos? O desenvolvimento de
actividades práticas baseadas numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa
(E.P.P) em contexto CTS contribui para a C.C. dos alunos?
O seu principal objectivo é o de estudar que actividades incrementar de forma
a desenvolver uma C.C. que desejamos que comece, desde logo no 1.º Ciclo.
Este estudo realizou-se na escola Eb1/JI de Cabanelas, concelho de
Matosinhos, distrito do Porto, envolvendo 23 alunos dos 1º e 4º anos de
escolaridade e duas professoras colaboradoras.
O trabalho dividiu-se em duas partes intimamente ligadas: uma que diz
respeito ao desenvolvimento profissional das professoras e a outra que diz
respeito à aprendizagem dos alunos, que queremos ver reflectida nas suas
mudanças de atitudes. Para tal, desenvolveram-se actividades práticas no
ensino das ciências, numa Perspectiva de Ensino Por Pesquisa (E.P.P.) em
contexto CTS. O tema seleccionado foi “O Corpo Humano” sendo que as
actividades centraram-se na problemática “Higiene do Corpo e Higiene
Alimentar”. A metodologia adoptada foi a de investigação - acção inserida num
paradigma qualitativo de investigação, já que importa reflectir, para além dos
resultados alcançados, nos processos de trabalho que se forem
desenvolvendo numa perspectiva crítica e sustentada em quadros teóricos
coerentes.
Pode concluir-se do estudo que a procura de formação adequada e a
colaboração que se estabeleceu entre as professoras da escola envolvidas
neste processo, veio a motivá-las para o desenvolvimento de novas
metodologias nas suas práticas pedagógico-didácticas, contribuindo para o
seu desenvolvimento profissional. Por outro lado os alunos familiarizaram-se
com uma nova metodologia de ensino/aprendizagem demonstrando grande
entusiasmo e motivação pelas actividades em que se envolveram.
Promoveu-se o desenvolvimento profissional e também pessoal das
professoras colaboradoras, bem como a aprendizagem e motivação dos
alunos, já que as actividades práticas, através dos resultados alcançados,
mostram o desenvolvimento de novas competências profissionais e também
pessoais.
ix
ABSTRACT: The present master degree dissertation has its major focus on the 1st grade
basic teaching sciences practical work.
The study grew from the need to create changes in study practices, by
improving them and also to allow a better understanding of those teaching
methods. One of the purposes was that this change would reflect on the
developing of practical activities capable of developing students scientific
culture.
The questions to which we proposed answering were directly connected to the
referred problematic: Will the practical activities be an instrument able to
develop students scientific culture? Will developing practical activities on a
research-based teaching in context CTS contribute to students scientific
culture?
It’s main goal is to study what activities to increment in means to develop an
early 1st grade SC.
This study was taken in the EB/Ji Cabanelas school, at Matosinhos County,
Porto district, evolving 23 students from 1st to 4th grade, and 2 collaborating
teachers.
This work was divided in two well connected parts: the first one related to the
teachers professional development and the other to their students learning
skills, on which we intent to observe in their change of attitude. For that matter,
there were developed practical activities in the teaching of sciences, on a
Research Based Teaching Perspective (R.B.T.P), in CTS context. The selected
theme was “The Human Body”, and the activities focused on “Body higyene
and Food Hygiene”. The adopted methodology was of investigating – as part of
a qualitative paradigm of investigation, considering that is of major importance
to reflect beyond the achieved results, with a critical and strongly supported by
theoretical in the constantly developed work processes, that were developed in
a critical perspective and supported by rational theoretical standarts.
A the study conclusion, we can say that the pursue of proper formation and
deep cooperation that was established among the teachers involved, motivated
them for the developing of new methodologies on their daily basis pedagogic
and didactic activities, therefore contributing strongly to their professional
growth. On the other end students were familiarized with new,
teaching/learning methods, exhibiting sheer enthusiasm and motivation
towards the activities they took part on.
In conjoint with the teachers professional improvement also came personal
achievement, resulting in better learning and highly motivated students, well
visible through the results in practical activities, showing the new professional
and personal competencies, Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico