Autor(es):
Almeida, Ana Margarida Pisco
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1268
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da comunicação; Tecnologias da informação e comunicação; Pessoas com necessidades especiais; Sistemas distribuídos
Descrição
Com o objectivo de sublinhar a importância dos processos de flexibilização e
adaptação das lógicas de acesso, uso e participação, no actual contexto de
disseminação das tecnologias da comunicação, o trabalho aqui apresentado
tem por finalidade discutir a relevância do estudo das especificidades dos
utilizadores na concepção de modelos de ambientes distribuídos de
comunicação e aprendizagem.
Neste enquadramento, e na procura de especificar um cenário que permitisse
depurar e operacionalizar os objectivos gerais do trabalho, no terreno e com
utilizadores finais, foi realizado um estudo de caso, sustentado numa
investigação teórica desenhada numa matriz que perspectiva e explora,
multidisciplinarmente, as áreas da comunicação, da tecnologia, da
aprendizagem e da deficiência.
O estudo de caso realizado debruça-se sobre a problemática dos sujeitos com
défice cognitivo, particularmente das crianças portadoras de Trissomia 21.
Com vista ao estudo das especificidades deste público e na procura de
compreender e enquadrar o objectivo principal acima enunciado, foi
conceptualizado e prototipado um modelo de um ambiente distribuído de
colaboração on-line de apoio à reabilitação destas crianças, cujos princípios
orientadores e requisitos funcionais decorrem do levantamento das
especificidades do público-alvo e de dados da investigação teórica realizada.
O estudo de caso foi estruturado em quatro fases principais. Na primeira fase
foi realizado um estudo de caracterização da unidade de análise (crianças
portadoras de Trissomia 21) que integrou, para além de um levantamento
teórico, um estudo preliminar organizado em duas etapas: levantamento dos
casos das crianças portadoras de Trissomia 21 do distrito de Aveiro e
experiência de observação de crianças com défice cognitivo a frequentar o 1º
ciclo do ensino básico. Na segunda fase avançou-se para a especificação e
desenvolvimento do protótipo, tendo este processo sido enquadrado por uma
equipa multidisciplinar. A terceira fase do estudo de caso foi dedicada ao teste
e avaliação do protótipo e integrou três etapas principais: estudo de
diagnóstico e caracterização dos grupos de crianças a participar nas sessões
de teste; construção e validação dos instrumentos de recolha de dados; e
realização das sessões de teste no terreno e com a participação directa de
crianças portadoras de Trissomia 21, seus familiares e técnicos que
comummente as acompanham. Na quarta e última fase procedeu-se à análise
e discussão dos dados recolhidos durante a fase de teste e avaliação, tendose
concluído da validade do modelo conceptual e verificado a adaptabilidade
do protótipo desenvolvido.
Finalmente são identificadas linhas de investigação futura nesta área,
decorrentes dos resultados e limitações do estudo realizado.
ABSTRACT: With the aim of underlining the importance of flexibilisation and adaptation
processes of the logics of access, use and participation, in the context of
dissemination of communication technologies, the present study aims to
discuss the relevance of studying the specificities of users for the research on
models of distributed communication and learning environments.
Given this framework and with the aim of specifying a scenario that would allow
for the refinement and operationalisation of the general objectives of this
research (in the field and with the target users), a case study was conducted,
supported by theoretical research designed against a matrix that encompasses
and explores, in a multidisciplinary way, the areas of communication,
technology, learning and disability.
The case study focuses on the problem of subjects with cognitive deficit,
particularly children with Trissomy 21. With a view to studying the specificities
of this public and in the search for understanding and frameworking of the main
objective above, a distributed on-line collaboration environment model to
support the rehabilitation of these children was conceptualised and prototyped,
whose guiding principles and functional characteristics stem from the survey of
the target public specificities and from data obtained from theoretical research.
The case study was structured along four main stages. In the first stage, a
characterisation study of the unit of analysis (children with Trissomy 21) was
conducted, which integrated, apart from the theoretical study, a preliminary
study organised into two phases: a survey of the cases of children with
Trissomy 21 in the district of Aveiro, and practice with observing children with
cognitive deficit attending the first year of primary education. In the second
stage the specification and development of the prototype was conducted by a
multidisciplinary team. The third stage of the case study was dedicated to the
testing and evaluation of the prototype which involved three main phases:
diagnosis and characterisation of the groups of children participating in the test
sessions; construction and validation of the data-gathering instruments;
implementation of the test sessions in the field with the direct participation of
children with Trissomy 21, their relatives and technicians who accompany them
on a daily basis. Finally, in the fourth and last stage, the analysis and
discussion of the data took place, from which we can affirm the validity of the
proposed conceptual model and ascertain the adaptability of the prototype.
Finally, future research directions are identified based on the results achieved,
and on the limitations of the work developed. Doutoramento em Ciências e Tecnologia da Comunicação