Autor(es):
Figueiredo, Maria Pacheco
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/12157
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Formação inicial de professores - Teses de doutoramento; Educadores de infância; Formação inicial de professores - Investigação; Conhecimento profissional; Profissão docente
Descrição
Visando caracterizar formas de apropriação da realização de investigação na formação inicial de
educadores de infância – dada a centralidade que a produção de conhecimento profissional
específico assume para a profissão docente e para a qualidade do ensino – esta investigação
procura identificar e gizar configurações curriculares de uma dimensão investigativa nos planos
de estudo que sustentam a formação dos profissionais, cartografar conceções de professores e
alunos sobre a relevância da realização de investigação durante a formação e para a profissão
futura, assim como problematizar, através de uma análise metodológica, a produção
investigativa realizada no âmbito da formação inicial, interpelando a relação entre propósitos
formativos e percursos investigativos.
Cada um destes objetivos foi concretizado num estudo, resultando em três estudos entrelaçados
pela perspetiva interpretativa e quadro teórico que convocam e pelos diferentes contributos que
projetam quer para o papel da investigação na formação inicial de professores quer para uma
discussão mais ampla sobre a produção de conhecimento profissional específico.
Os resultados são discutidos mobilizando o enquadramento conceptual que sustentou o estudo.
A relevância da investigação no âmbito da formação inicial de professores, quer como processo
de desenvolvimento de atitude crítica e processos de resolução de problemas quer como
preparação para a produção de conhecimento profissional específico, surge nos três estudos
embora com variações e ênfases distintas.
A profissão como horizonte futuro, para os alunos, e como referência para a formação
concebida, para os professores, revelouse
um contexto preponderante na decisão e discussão
sobre a produção de conhecimento na formação inicial.
A variação de conceções e práticas encontrada ao longo dos três estudos, assim como a
inconsistência intrainstituição detetada, sugerem que a discussão sobre como conceber e
operacionalizar a realização de investigação por educadores de infância exige maior
explicitação e maior tónica na especificidade, quer do conhecimento profissional docente quer
da educação de infância no âmbito da profissão. The main aim of the study is to characterize different forms of appropriation of research in initial
Early Childhood teacher education – given t the production of specific professional knowledge's
centrality for the teaching profession and the quality of teaching. The study seeks to identify
curricular configurations of a research dimension in the teacher education programs, map
teachers and students' conceptions of the importance of conducting research during teacher
education and for the future profession, as well as discuss, through a methodological analysis,
the research production of the student teachers, focusing the relationship between purposes and
practices.
Three studies were developed, interwoven by a common interpretive perspective and theoretical
framework, and by the different contributions that they project: both for the role of research in
teacher education and for the broader discussion about the production of specific professional
knowledge.
The results are discussed mobilizing the conceptual framework that sustained the study. The
relevance of research in teacher education, either as the process of developing a critical stance
and problemsolving
processes or as preparation for the production of specific professional
knowledge, emerged in the three studies, with variations and different emphasis. The profession
as a future horizon, for the students, and as a reference for the development of the teacher
education, for the teachers, is very prevalent for discussions and decisions about the production
of knowledge in initial teacher education.
The variation in conceptions and practices found across the three studies, as well as the intrainstitution
inconsistency detected, suggest that the discussion on how to design and
operationalize the development of research by early childhood teachers requires greater
clarification and greater emphasis on the specificity of both the professional knowledge of the
teacher and of Early Childhood Education. Doutoramento em Educação - Didática e Desenvolvimento Curricular
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Portugal, Gabriela; Roldão, Maria do Céu Neves