Document details

As consoantes sibilantes: oralidade, escrita e consciência fonológica

Author(s): Esteves, Paula Margarida Lourenço cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/11968

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ciências da fala e da audição - Teses de mestrado; Perturbações da fala; Fonética; Oralidade; Escrita


Description
The main goal of this study is to analyse the influence of Speech and Sound Disorders, Phonological and Phonetic, associated with the production of sibilant consonants on the performance of reading and writing, as well as their relation with phonological awareness. In order to accomplish this goal, three groups were selected composed by children with Phonological Disorder, Phonetic Disorder and children without articulatory difficulties. Results suggest that children with Phonological Disorder tend to show difficulties in auditory discrimination and perception of sibilant consonants, transposing them to their reading and writing performance, through phonological errors. In contrast, children with Phonetic Disorder revealed average phonological and orthographic errors identical to those of the control group, except for tests involving pseudo-words. It was also possible to verify a correlation between phonological awareness and reading and writing performance, especially on the syllabic and phonemic levels. O objetivo deste estudo consiste em analisar a influência das Perturbações da Articulação Verbal, fonológicas e fonéticas, associadas à alteração da produção das consoantes sibilantes, no desempenho na leitura e da escrita, bem como a sua relação com os níveis de consciência fonológica. Para o efeito, foram selecionados três grupos constituídos por crianças com Perturbação da Articulação Verbal de origem Fonológica, Perturbação da Articulação Verbal de origem Fonética e por crianças sem dificuldades articulatórias, respetivamente. Os resultados indicam que crianças com Perturbação da Articulação Verbal – Fonológica tendem a manifestar dificuldades de percepção e discriminação auditiva das consoantes sibilantes, transpondo-as para o desempenho na leitura e escrita, através de erros do tipo fonológico. Contrariamente, crianças com Perturbação da Articulação Verbal – Fonética apresentaram médias de erros fonológicos e ortográficos idênticas às do grupo controlo, exceptuando para provas que envolviam pseudo-palavras. O estudo permitiu também verificar a existência de correlação entre a consciência fonológica e o desempenho na leitura e na escrita, principalmente para os níveis silábico e fonémico. Mestrado em Ciências da fala e da audição
Document Type Master Thesis
Language English
Advisor(s) Moreno, António Barreira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU