Autor(es):
Custódio, Susana Margarida Rodrigues
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1122
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Psicologia individual; Psicopatologia; Stresse (Psicologia); Ensino da enfermagem; Alunos do superior
Descrição
O stress é um processo presente nas vivências do quotidiano dos indivíduos
com implicações a nível do seu bem-estar e saúde. No caso específico dos
estudantes de Enfermagem, o ensino clínico tem sido identificado como uma
componente de formação geradora de elevados níveis de stress.
O presente estudo tem como principal objectivo analisar as inter-relações que
se estabelecem entre a percepção de situações de stress, saúde, coping,
suporte social, auto-estima e optimismo-pessimismo. Pretende-se construir e
validar dois instrumentos, um de avaliação das situações indutoras de stress
em ensino clínico de Enfermagem (ECE) e outro de avaliação dos sintomas de
stress. Outro objectivo consiste em traduzir e adaptar duas escalas, uma de
avaliação da auto-estima e outra do optimismo-pessimismo. Pretende-se ainda
estudar referidos constructos em função de variáveis sócio-demográficas e de
caracterização do ensino clínico realizado.
O estudo desenvolvido, de natureza quantitativo, correlacional e transversal,
baseou-se numa amostra de 1283 estudantes do Curso de Licenciatura em
Enfermagem, de cinco Escolas Superiores de Saúde da Região Centro de
Portugal.
Foi utilizado um protocolo de investigação constituído por 7 instrumentos:
Caracterização sócio-demográfica e do ECE, Escala de Stress em ECE,
Escala de Sintomas de Stress, Questionário de Estratégias de Coping, Escala
de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Auto-Estima e Escala de
Optimismo-Pessimismo.
Os resultados obtidos sugerem que, ao nível das escalas, tanto as construídas
no âmbito deste trabalho, como as traduzidas apresentam validade e valores
satisfatórios ao nível da fidelidade, constituindo-se então como instrumentos
adequados e úteis para o estudo dos constructos em questão.
As situações percebidas como geradoras de maior stress referem-se à
avaliação, aspectos pessoais e gestão do tempo e do trabalho. Em termos de
sintomas de stress, os mais frequentes são de natureza física e cognitivoemocional.
Em termos de estratégias de coping, os estudantes parecem
recorrer com mais frequência às estratégias centradas nos problemas. Os
estudantes da nossa amostra referem uma maior satisfação a nível do suporte
social com a intimidade e evidenciam níveis positivos em termos de autoestima
e optimismo. O sexo dos estudantes, o ano de frequência do curso e
variáveis de caracterização do ECE exercem um efeito diferencial nas
problemáticas em estudo.
Consideramos que a identificação das situações indutoras de stress em ECE,
bem como a avaliação dos seus efeitos na saúde dos estudantes e a
compreensão dos mecanismos de coping podem contribuir para o
desenvolvimento de programas de gestão e controlo do stress que os
capacitem para transformar os desafios em potenciais situações de
desenvolvimento pessoal, social, académico e profissional.
ABSTRACT: Stress is a process, which is present in the daily experiences of the individuals
with implications at their well-being and health levels. In the specific case of
nursing students, clinical teaching has been identified as a training component,
which originates high levels of stress.
The main objective of the current study is to analyze the relationships
established between the perception of stressful situations, health, coping,
social support, self-esteem and optimism. It is intended to develop and validate
two instruments, one assessing the situations that induce stress in nursing
clinical teaching (NCT) and another one evaluating the stress symptoms. A
further objective is to translate and adapt two scales, one measuring the selfesteem
and another one the optimism-pessimism. It is also deliberate to study
these constructs in terms of socio-demographic variables and the
characteristics of the conducted clinical teaching.
The developed study, of quantitative, correlational and transversal nature, was
based on a sample of 1283 students of the Nursing Degree Course, from five
Health Superior Schools of the Central Region of Portugal.
It was used a research protocol which consists of seven instruments: Sociodemographic
and NCT characterization, Stress Scale in NCT, Symptom Scales
of Stress, Coping Strategies Questionnaire, Scale of Satisfaction with the
Social Support, Self-Esteem Scale and Optimism-Pessimism Scale.
The obtained results suggest that, in terms of scale, both the constructed in this
work, as well as the translated exhibit validity and acceptable values in terms of
fidelity, being considered suitable and useful for the study of the constructs in
question.
The situations considered as the source of greater stress are correlated to the
assessment, personal aspects and time and work management. In terms of
stress symptoms, the most common are of physical and cognitive-emotional
nature. In terms of coping strategies, students seem to resort more often to
strategies focused on problems. Our sample students report a higher level of
contentment with social support and intimacy and illustrate positive levels in
self-esteem and optimism terms. The students’ gender, the course’s year and
characterization variables of the NCT have a differential effect on the problems
being studied.
We believe that the identification of the situations that induce stress in NCT, as
well as the assessment of their effects on the students’ health and the
understanding of coping mechanisms may contribute to the development of
management and stress control programmes that enable them to transform
challenges into potential situations of personal, social, academic and
professional development. Doutoramento em Psicologia