Detalhes do Documento

(Des)ocultando actores, tempos e espaços da 1ª etapa da educação básica

Autor(es): Almeida, Laurinda Miranda de cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1076

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ciências da educação; Educação das crianças; Educadores de infância


Descrição
Uma das implicações mais visíveis das políticas de expansão da rede de Educação Pré-escolar implementadas em Portugal, a partir de 1997, foi a distinção entre a componente educativa e a componente sócio-educativa. Neste trabalho, propusemo-nos analisar os recursos com que as auxiliares educativas constroem o seu papel profissional cujo perfil de desempenho e necessidades de formação não têm merecido especial atenção nos estudos sobre a educação das crianças pequenas. Pretendemos saber em que medida a lacuna de formação profissional, deste grupo de agentes educativos, é superada pela apropriação do modelo de acção pedagógica das Educadoras de Infância ou pela mobilização da própria experiência pessoal e social no exercício da autonomia de pensamento e de acção que lhes é requerida na interacção com as crianças, em momentos de transição e no atendimento aos pais. Ouvir um pequeno grupo de auxiliares e de educadoras de infância, de jardins-de-infância da rede pública e da rede privada, situados na mesma zona geográfica e social, permitiu constatar a influência do contexto institucional e das condições de trabalho na configuração deste papel e na forma como cada sub-grupo o definia. Este ponto de chegada parece pôr em evidência a necessidade de uma formação em contexto que respeite a particularidade da trajectória dos próprios serviços prestados às crianças, numa e noutra rede de educação pré-escolar. Pensamos que esta será a melhor forma de garantir que as actuais condições materiais e organizativas e as disposições das auxiliares educativas possam vir a convergir no sentido de assegurar uma infância e uma educação de qualidade para todas as crianças, cujo interesse superior deve ser respeitado pela sua condição de sujeito com direitos próprios. ABSTRACT: One of the clearest implications of policies to expand the network of pre-school was implemented in Portugal, since 1997, and it was the distinction between the educational and social educational components. In this work we aimed to examine the resources, in which, the educational staff build their professional role, whose performance profile and training needs has not received special attention in studies on children’s education. We want to know how far the gap in training, of this group of educational agents, is overcome by the by the ownership of the pedagogical action model, by the kindergarten teacher, or the mobilization of their own personal and social experience exercise on the autonomy of thought and action, which is required for interaction with children in times of transition and in meeting the parents. Listening to a small group of aides and educators of children, garden-schools, both public and private network, located in the same geographical and social area, have revealed the influence of the institutional and working conditions and how each subgroup defined it. This point of arrival seems to highlight the need of an education in a context that respects the particularity of the path of cares given to children, in every network of pre-school education. We think this is the best way to ensure that the existing organizational and material conditions and the disposal of educational assistants may converge to ensure a good childhood and education for all children, whose interests must be respected for his as a subject in their own right. Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Madeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro
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