Detalhes do Documento

A aprendizagem organizacional: a mudança como crescimento nas organizações públ...

Autor(es): Serra, Leila Maria Chagas cv logo 1 ; Oliveira, Agna Suely Gomes de cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10671

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Aprendizagem organizacional; Organizações públicas; Mudança; Flexibilidade; Gestores públicos; Organizational learning; Public organizations; Change; Flexibility; Public managers


Descrição
O presente artigo pretende contribuir para a pertinência do estudo sobre a aprendizagem organizacional. Tal abordagem visa remeter para futuras pesquisas neste âmbito, tendo em vista a sua relevância num mundo contemporâneo considerado competitivo e dinâmico. Está baseado em fundamentações teóricas, tendo como objetivo apresentar conceitos sobre o processo de aprendizagem organizacional, ressaltando a sua importância no contexto das organizações públicas. Para isso, enfatizou-se a importância da prática da aprendizagem e do conhecimento nas organizações públicas, demonstrando como estas organizações podem aprender e transformar os seus espaços num ambiente de aprendizagem, para investir no desenvolvimento das competências e habilidades do seu capital intelectual. Destaca-se, deste modo, a importância dos gestores públicos no processo de aprendizagem da organização, visto que sua confiança e aderência às mudanças propicia um clima organizacional equilibrado e de confiança para os funcionários, motivando-os a aplicar os novos conceitos e promover uma efetiva mudança organizacional. Para clarificar o tema, apresenta-se uma experiência de aprendizagem organizacional numa empresa pública brasileira, demonstrando de que maneira se deu a “internalização” do conhecimento adquirido e aplicação prática dos mesmos no dia a dia da organização. A conclusão evidenciou que a mudança e a flexibilidade nas organizações públicas são objetivos centrais para a aplicação da aprendizagem organizacional, bem como ficou evidenciado que existe a possibilidade de aprendizagem concreta das organizações públicas. Para tanto nesse artigo são destacados, ainda, reflexões preliminares sobre esta problemática. This article aims to contribute to pertinence study the of organizational learning. Such an approach is a link for future research in this area, with a view to its relevance in the contemporary world be competitive and dynamic. It is based on theoretical foundations, aiming to present concepts about the process of organizational learning, highlighting its importance in the context of public organizations. For this, emphasized the importance of the practice of learning and knowledge at the public organizations, demonstrating how these organizations can learn and transform their spaces into a learning environment, to invest in the development of skills and abilities of its intellectual capital. It is noteworthy, therefore, the importance of public managers in the learning process of the organization, as their trust and adherence to organizational climate change provides a balanced and confidence to employees, motivating them to apply new concepts and promote a real change organizational. To clarify the issue, presents an organizational learning experience in a Brazilian public company, showing how it gave the internalization of the acquired knowledge and practical application of these day-to-day organization. The conclusion showed that the change in public organizations and flexibility are key objectives for the implementation of organizational learning, and it was evident that there is a concrete possibility of learning of public organizations. For this are highlighted in this article also preliminary reflections on this issue.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia