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Contributo para a avaliação das aulas coletivas de flauta transversal

Autor(es): Silva, Catarina Sofia de Sousa cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10528

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação musical; Técnicas da aula; Processo de aprendizagem; Estratégias da aprendizagem; Aprendizagem cooperativa; Trabalho de grupo; Flauta


Descrição
este estudo teve como objetivo primordial avaliar a forma como as aulas coletivas de instrumento estão a ser desenvolvidas nas escolas de ensino vocacional de música. Recorrendo a uma análise qualitativa de entrevistas, foram entrevistados seis professores de flauta com mais de dez anos de experiência no ensino e que estão atualmente vinculados a escolas em diferentes pontos do país. A análise detalhada dos testemunhos prestados revela que esta abordagem pedagógica é pertinente sob vários prismas, todavia, a organização e realização das aulas coletivas de instrumento verificaram-se incongruentes, o que resulta numa aprendizagem com menor qualidade. this study intended to evaluate how schools and teachers are conducting group instrumental lessons in Portuguese vocational music schools. Using qualitative interview analysis, individual interviews to six flute teachers were realized. The interviewees have more than ten years of teaching experience and are currently working in schools situated in different geographical areas of Portugal. The results show that this pedagogical approach is important in several aspects, showing also, though, that the organization and execution of the group instrumental lessons were unsuitable and led, therefore, to lower learning quality. Mestrado em Ensino de Música
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Correia, Jorge Salgado
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