Document details

Desenvolver a leitura na deficiência mental: o contributo da consciência fonoló...

Author(s): Costa, Sandra Cristina Coutinho cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/10422

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Educação especial; Desenvolvimento dos currículos: Ensino básico 2º ciclo; Prática pedagógica; Ensino da leitura; Compreensão da leitura; Aprendizagem da leitura; Deficientes mentais


Description
O presente trabalho almejou avaliar os reflexos do treino da consciência fonológica sobre a competência leitora de três alunos do segundo ciclo do ensino básico com Deficiência Mental. A intervenção desenrolou-se ao longo de cerca de quarenta sessões e englobou a proposta de atividades no âmbito da consciência da palavra, da consciência silábica, da consciência intrassilábica e da consciência fonémica. A avaliação inicial e final da competência leitora foi realizada recorrendo às versões A e B, respetivamente, da Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. Os resultados obtidos na avaliação final, discrepantes entre si, não demonstraram de forma inequívoca uma influência decisiva das atividades propostas no desenvolvimento da competência leitora. The present work attempted to assess the training of the phonological awareness on the reading competence of three students of the second year basic education, with mental retardation. This intervention took place all over forty sessions and included a proposal of activities of word consciousness, syllabic consciousness, onset-rime awareness and phonemic awareness. The initial and final evaluation of the reading competence was based on versions A and B of the Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – Decifrar. The results of this evaluation, with a lack of compatibility between them, didn’t demonstrate unequivocally a decisive influence of the activities proposed in the development of reading competence. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Maria de Fátima Ferreira Andrade; Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU