Autor(es):
Andreucci, Lívia Christina
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1017
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Desenvolvimento psicológico; Educação das crianças; Desenvolvimento das crianças; Desfavorecidos sociais
Descrição
O presente trabalho tem como objectivo promover o desenvolvimento psicológico
através da implementação de um programa de activação em crianças brasileiras
desfavorecidas, de 3 a 5 anos de idade. Foram usadas metodologias quantitativas ( num
grupo experimenta, com programa de activação e a um grupo controlo sem o programa
de activação . O instrumento de avaliação utilizado foi o Perfil de Carolina ( North
Carolina Developmental Profile), que consta de 20 exercícios de Motricidade Global,
15 de Motricidade Fina, 12 de Linguagem Expressiva, 12 de Linguagem Receptiva e 12
de Raciocínio. Os alunos realizaram um pré e um pós teste, num intervalo de 3 semanas
e a análise dos ganhos foi feita através do Excel e os resultados foram avaliados pelo
programa SPSS, na versão 15.0. Foi apresentado também um programa com as
intervenções psicopedagógicas que resultaram em melhorias significativas no
desenvolvimento e aprendizagem dos inscritos no Núcleo Assistencial Joanna de
Ãngelis, em Botucatu, Brasil, que foi a Instituição escolhida para a realização da
pesquisa. Como pudemos constatar, através da observação de grupos que receberam o
programa de activação e o grupo controle, os inscritos que receberam o referido
programa tiveram um desempenho melhor nas diversas actividades propostas, nas
diferentes faixas etárias, tendo melhor desempenho nas diversas modalidades do teste
as raparigas no grupo correspondente à faixa etária dos 4 anos e os rapazes na faixa de
idade dos 5 anos de idade. São referidas algumas implicações psicopedagógicas
resultantes deste tipo de intervenção, perspectivando a melhoria da qualidade de ensino
e o desenvolvimento integral dessas crianças brasileiras desfavorecidas.
ABSTRACT: The aim of this study is to promote the psychological development from the start. an
activation program to poor brazilian children from 3 to 5 years old. We use quantitative
methodologically in an experimental group with an activation program and in a
controlled group , without the program of evaluation. The evaluation’s instrument used
was the North Carolina Developmental Profile, that has 20 exercises in Gross Motor,
15 in Fine Motor, 12 in Visual Perception, 12 in Reasoning, 12 in Receptive Language
and 12 in Expressive Language. The children made an after and a before test, in a
period of interval of 3 weeks and the SPSS program analysed the results ( version 15.0)
It was presented also a program with psycopedagogical interventions, that resulted in
significative improvement at development and learning, in the children of Nucleo
Assistencial Joanna de Ãngelis, in Botucatu, Brazil, that was the chosen Instituition to
take part at the research, How we can note, throught the group’s observation that
received the activation program and the controlled group, the children that received the
program had a better performance at the proposed activities at the different ages. The 4
year´s old girls were better at their class, and the 5 years’s old boys were better at their
groups. We referred some psycopedagogical implications resulted by this kind of
intervention looking for improvement in quality of teaching and the whole development
of these poor brazilian children. Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Pereira, Anabela Maria de Sousa; Cró, Maria de Lurdes