Detalhes do Documento

Música contemporânea como estratégia de motivação no ensino do piano

Autor(es): Fernandes, Maria Francisca Navarro de Castro Gomes cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10158

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação musical; Música contemporânea; Motivação para a aprendizagem; Processo de aprendizagem; Competências de estudo; Técnicas instrumentais; Piano


Descrição
Este Projeto teve como objetivo compreender a influência de uma abordagem focada em repertório contemporâneo nos níveis de motivação de alunos com idade compreendida entre 6 a 9 anos. É ainda realizada uma reflexão e comparação do impacto desta nova abordagem paralelamente com a abordagem adotada presentemente nas Instituições em geral. O Projeto foi realizado em duas Escolas da cidade do Porto e Matosinhos, reunindo no total uma amostra de 20 alunos agrupados em dois grupos de 10 alunos, o grupo de controlo e o grupo experimental. Ambos os grupos são subdivididos em grupos de 5 alunos por escola. Os dados analisados foram recolhidos a partir ferramentas pensadas, estruturadas e fundamentadas, com a finalidade de obter resultados coerentes e conclusões objetivas sobre os níveis de motivação e consequência desta no desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, musicais e técnicas. Os resultados demonstram um impacto positivo na aprendizagem musical, não comprometendo o uso de repertório contemporâneo no ensino do piano. This project aimed to understand the influence of an approach focused on contemporary repertoire in the levels of motivation of students aged 6 to 9 years. It also held a discussion and comparison of the impact of this new approach in parallel with the approach currently in institutions in general. The project was conducted in two schools in the city of Porto and Matosinhos, bringing the total sample of 20 students divided into two groups of 10 students, the control group and the experimental group. Both groups are subdivided into groups of 5 students per school. The data analyzed were collected from thoughtful, reasoned and structured tools, in order to obtain consistent results and objective conclusions about levels of motivation and consequence in the development of cognitive, affective, musical and techniques skills. The results demonstrate a positive impact on learning music, not compromising the use of contemporary repertoire in teaching piano. Mestrado em Ensino de Música
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Santana, Helena
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia