Autor(es):
Lopes, Joana Filipa Antunes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/10112
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da fala e da audição; Crianças pequenas; Educadores; Ensino pré-escolar; Terapia da fala
Descrição
Os estudos realizados em Portugal, apesar de escassos, revelam uma prevalência
elevada de perturbações da comunicação em crianças em idade pré-escolar. Estas
perturbações se não forem detetadas precocemente podem acarretar consequências
tanto a nível pessoal, social como a nível escolar e/ou profissional. O educador é um
elemento ativo neste processo uma vez que é o profissional que se encontra mais
próximo da criança num período de desenvolvimento tão vital. A colaboração entre este
profissional e o terapeuta da fala é importante no sucesso de uma deteção e intervenção
precoces das perturbações da comunicação. Para isso, torna-se de extrema importância
conhecer quais as ferramentas que os educadores utilizam e quais as suas necessidades.
Por estes motivos, o presente estudo tem como objetivo fazer o levantamento das
necessidades e estratégias dos educadores do ensino pré-escolar no contacto com
crianças com perturbações da comunicação, fala e/ou linguagem.
Para tal, foi elaborado um questionário que foi enviado por e-mail a educadores. Um
total de setenta e quatro educadores preencheu o questionário.
Os resultados indicam que mais de 20% dos educadores sentem pelo menos alguma
dificuldade na identificação dos sinais de alerta que podem levar a suspeitar de uma
potencial perturbação da comunicação, fala e/ou linguagem em crianças. Segundo
referência dos educadores, poucos são os que utilizam instrumentos específicos na
identificação de crianças em risco (29,73%) e uma percentagem considerável destes
refere utilizar com pouca frequência algumas estratégias no trabalho diário com estas
crianças, variando os valores entre 1,45% e 47,83%.
Estes resultados indicam a necessidade de uma maior colaboração entre o terapeuta da
fala e os educadores, nomeadamente na elaboração e fornecimento de linhas de atuação
que orientem os educadores numa estimulação adequada ao nível da comunicação e
naturalmente realizada no jardim-de-infância, prevenindo, assim, atempadamente
futuras dificuldades que possam advir no período escolar, particularmente ao nível da
leitura e escrita. Portuguese studies, although scarce, reveal a high prevalence of communication
disorders in preschool aged children. If these disorders are not detected early, there
might be negative consequences both at personal and social as well as, at academic and
professional levels. Preschool teachers are active elements in this process as they stand
to be the closest professional to the children on this vital period. Collaboration between
preschool teachers and speech pathologists is very important for a successful early
detection and intervention in communication disorders. Therefore, it is extremely
important that speech therapists know not only the tools used by preschool teachers, but
also their needs. Thus, this study aims to survey preschool teachers’ needs and
strategies when dealing with children with communication, speech and/or language
disorders.
For this, a questionnaire was sent via e-mail to preschool teachers. A total of seventy
four preschool teachers filled it.
The results show that over 20% of the respondents feel some difficulty in identifying
the warning signs for a potential communication, speech and/or language disorder in
children. Less than one third of respondents use specific instruments to identify
children at risk (29,73%) and a considerable percentage of them (between 1,45% and
47,83%) reported not to use very often some of the strategies aiming at improving the
communication of children.
These results show the need of a better collaboration between speech pathologists and
preschool teachers, namely in what concerns the definition of guidelines that may
orientate preschool teachers for a more adequate stimulation of communication. This
must be done, naturally, at the kindergarten, thus preventing future difficulties. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição