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Lógicas de comunicação do conselho executivo num agrupamento de escolas

Author(s): Alves, Maria de Fátima Mesquita cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1005

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Administração da educação; Organização escolar; Gestão escolar; Comunicação organizacional


Description
O presente estudo procura descrever e analisar as Lógicas de Comunicação do Conselho Executivo com os docentes num Agrupamento de Escolas. Para além das motivações de natureza pessoal e profissional, o estudo pretende dar um contributo para o debate sobre a comunicação na gestão dos Agrupamentos que consideramos uma problemática actual e pertinente. Os Agrupamentos de Escolas, resultantes do reordenamento da rede escolar, através do Decreto-Lei nº 115-A/98, de 4 de Maio, são uma realidade organizacional, ainda pouco estudada. Por essas razões, pareceu-nos oportuno centrar o nosso estudo na análise das práticas comunicativas do Conselho Executivo – um dos órgãos de direcção e gestão escolar – com os docentes do agrupamento. O nosso propósito foi estudar alguns aspectos da comunicação, onde coexistem e interactuam docentes das mais variadas realidades sociais e situações profissionais, com competências, valores, e culturas heterogéneas e formas diferentes de interagir e participar, que podem interferir nos processos de comunicação. Tomámos em consideração três pressupostos, que julgamos fundamentais para o desempenho qualificado das organizações escolares: uma comunicação eficaz, elevados níveis de participação e uma liderança e clima de escola adequados. Como metodologia de investigação, optámos pelo “estudo de caso”. As técnicas de recolha de dados foram o inquérito por questionário, as entrevistas semi-estruturadas, a análise documental e a observação directa no Agrupamento de Escolas do Rio. Em termos de resultados globais, os docentes consideram que o Agrupamento é um espaço educativo onde a comunicação flui de forma razoável e mostraram-se, de um modo geral, satisfeitos com o tipo de liderança do mesmo. ABSTRACT: This present study tries to describe and analyze the Means of Communication of the School Board with the teachers in a group of associated schools. Beyond personal and professional motivations, our study tries to give a contribution to the debate about communication in the management of the groups of associated school that we consider a present and pertinent issue. The groups of associated schools, product of the reorganization, through the decree nº 115-A/98, 4h May, are an organizational reality, that is not studied deeply yet. For those reasons, it seemed convenient, to focus our study in the analysis of the communicative practices of the School Boards – one of the management and direction school organs – with the teachers of the group of associated schools. Our aim was to study some aspects of the communication, where coexist and interact teachers from the most varied social and professional backgrounds, with skills, values, heterogeneous cultures and different ways of interacting and participating, that can interfere in the communication processes. We took into consideration three points that we think are essential to the qualified performance of the school organizations: an effective communication, high levels of participation and an adequate leadership and school atmosphere. As a methodology of investigation we opted by the “case study”. The techniques of collecting data were the inquiry by questionnaire, the semi-structured interviews, documental analysis and the direct observation in the group of Associated Schools of Rio. As for global results, the teachers consider that the group of associated schools of Rio is an educative space where communication flows in a reasonable way and they were, generally speaking, satisfied with its type of leaderships. Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Jorge Adelino Rodrigues
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