Author(s):
Alves, Maria de Fátima Mesquita
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1005
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Administração da educação; Organização escolar; Gestão escolar; Comunicação organizacional
Description
O presente estudo procura descrever e analisar as Lógicas de Comunicação
do Conselho Executivo com os docentes num Agrupamento de Escolas.
Para além das motivações de natureza pessoal e profissional, o estudo
pretende dar um contributo para o debate sobre a comunicação na gestão dos
Agrupamentos que consideramos uma problemática actual e pertinente.
Os Agrupamentos de Escolas, resultantes do reordenamento da rede
escolar, através do Decreto-Lei nº 115-A/98, de 4 de Maio, são uma realidade
organizacional, ainda pouco estudada. Por essas razões, pareceu-nos
oportuno centrar o nosso estudo na análise das práticas comunicativas do
Conselho Executivo – um dos órgãos de direcção e gestão escolar – com os
docentes do agrupamento. O nosso propósito foi estudar alguns aspectos da
comunicação, onde coexistem e interactuam docentes das mais variadas
realidades sociais e situações profissionais, com competências, valores, e
culturas heterogéneas e formas diferentes de interagir e participar, que podem
interferir nos processos de comunicação.
Tomámos em consideração três pressupostos, que julgamos fundamentais
para o desempenho qualificado das organizações escolares: uma
comunicação eficaz, elevados níveis de participação e uma liderança e clima
de escola adequados.
Como metodologia de investigação, optámos pelo “estudo de caso”. As
técnicas de recolha de dados foram o inquérito por questionário, as entrevistas
semi-estruturadas, a análise documental e a observação directa no
Agrupamento de Escolas do Rio.
Em termos de resultados globais, os docentes consideram que o
Agrupamento é um espaço educativo onde a comunicação flui de forma
razoável e mostraram-se, de um modo geral, satisfeitos com o tipo de
liderança do mesmo.
ABSTRACT: This present study tries to describe and analyze the Means of Communication of
the School Board with the teachers in a group of associated schools.
Beyond personal and professional motivations, our study tries to give a contribution
to the debate about communication in the management of the groups of associated
school that we consider a present and pertinent issue.
The groups of associated schools, product of the reorganization, through the
decree nº 115-A/98, 4h May, are an organizational reality, that is not studied deeply
yet. For those reasons, it seemed convenient, to focus our study in the analysis of
the communicative practices of the School Boards – one of the management and
direction school organs – with the teachers of the group of associated schools. Our
aim was to study some aspects of the communication, where coexist and interact
teachers from the most varied social and professional backgrounds, with skills,
values, heterogeneous cultures and different ways of interacting and participating,
that can interfere in the communication processes.
We took into consideration three points that we think are essential to the qualified
performance of the school organizations: an effective communication, high levels of
participation and an adequate leadership and school atmosphere.
As a methodology of investigation we opted by the “case study”. The techniques
of collecting data were the inquiry by questionnaire, the semi-structured interviews,
documental analysis and the direct observation in the group of Associated Schools
of Rio.
As for global results, the teachers consider that the group of associated schools
of Rio is an educative space where communication flows in a reasonable way and
they were, generally speaking, satisfied with its type of leaderships. Mestrado em Análise Social e Administração da Educação