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A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos: um estudo com o ...


Descrição
A proliferação das redes sociais tem facilitado o acesso à informação e a forma como se comunica e colabora. As escolas devem acompanhar esta tendência, devendo assim integrá-las no seu dia a dia, nomeadamente no dos seus estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de apropriação, utilização e avaliação das ferramentas da rede social SAPO Campus, em contexto de escola. Para esse efeito, e com o propósito de perceber como é que os estudantes usam as ferramentas da plataforma foi conduzido um estudo com recurso às ferramentas do SAPO Campus. Posteriormente, foram recolhidos dados através da aplicação de instrumentos (uma entrevista, questionários e os registos da plataforma), os quais foram analisados com o intuito de compreender se a abordagem pedagógica do professor influenciaria a forma como os alunos usam as redes sociais e se apropriam das suas ferramentas, e ainda se o perfil dos alunos também teria influência nas características dessa apropriação. Os resultados obtidos demonstram que um elemento essencial na utilização das ferramentas das redes sociais é o próprio professor, uma vez que é um agente que pode potenciar a utilização destas pelos alunos. Um outro resultado relevante sublinha que o perfil dos alunos influencia a forma como estes utilizam a plataforma. Concluiu-se ainda que as ferramentas mais valorizadas pelos alunos na plataforma são os grupos e os blogs e que a ferramenta que os alunos mais gostariam de ver implementadas seria uma aplicação de conversação instantânea e que a aposta na utilização deste tipo de plataformas nas escolas pode trazer benefícios ao processo de formação dos alunos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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