Detalhes do Documento

Uso do Second Life em Comunidade de Prática de Programação

Autor(es): Micaela Esteves cv logo 1 ; Benjamim Fonseca cv logo 2 ; Leonel Morgado cv logo 3 ; Paulo Martins cv logo 4

Data: 2010

Origem: Revista Prisma.Com


Descrição
Neste artigo apresenta-se uma nova abordagem para o ensino e aprendizagem da programação, no ambiente virtual Second Life, no qual foi criado uma comunidade de prática de programação. Propôs-se aos nossos alunos a realização de projectos de programação inseridos nesta comunidade, utilizando a linguagem de scripting Linden Scripting Language (LSL) do Second Life, como forma alternativa de aprendizagem. Aprender a programar é um processo difícil e ser um bom programador exige vários tipos de aptidões. A generalidade dos alunos quando começa a estudar programação sente muitas dificuldades, resultando num elevado índice de reprovações às disciplinas de programação. Neste artigo, dá-se conta de até que ponto este ambiente virtual permitiu motivar e despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem da programação, contrariamente ao que acontece no ensino tradicional. Apresenta-se ainda alguns aspectos das observações realizadas, em termos das dificuldades sentidas por parte dos alunos e docentes, no desenvolvimento dos projectos, quer no acompanhamento das actividades. Palavras-Chave: Comunidades de Prática; Conhecimento; Ensino-aprendizagem; Programação; Second Life Abstract In this paper, it is presented a new way for teaching and learning computer programming. In three-dimensional virtual world Second Life was developed a programming community of practices, with the aim of teaching/learning how to program a computer. We proposed to our students to construct their own programming projects inserted in this community, using Linden Scripting Language (LSL) of Second Life as an alternative way of learning. The learning of programming is a difficult process. To become good programmers, students have to acquire several skills far beyond the syntax and semantics of the underlying programming language. In fact, many students experience difficulties which result in high levels of failure in introductory programming courses. In this paper, we have realized how this virtual environment allowed the students’ motivation and interest in programming learning, rather than in the traditional way. We also show some results of the observations done and the difficulties felt by both students and teachers in the projects development and activities. Keywords: Practice communities; Knowledge, Teaching-Learning; Programming; Second Life
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia