Detalhes do Documento

Avaliação de uma formação de professores de ciências em Quadros Interativos em ...

Autor(es): Rute Folhas cv logo 1 ; Lúcia Pombo cv logo 2 ; Maria João Loureiro cv logo 3

Data: 2012

Origem: Indagatio Didactica


Descrição
Este artigo insere-se num estudo de caso que incide na avaliação da exploração/adoção de estratégias na formação em Quadros Interativos de docentes das áreas disciplinares de ciências (Biologia e Geologia, Matemática e Física e Química). Esta formação realizou-se em regime de bLearning, na Escola Secundária com 3º Ciclo da Mealhada. Esta formação teve como objetivos incentivar a utilização dos Quadros Interativos no desenvolvimento de competências transversais e específicas dessas áreas disciplinares e contribuir para a definição de estratégias conducentes a uma utilização apropriada, inovadora e eficaz destes equipamentos tecnológicos no processo de ensino e de aprendizagem. Em termos investigativos, foram aplicados dois questionários, antes e após a implementação da formação para recolher informação sobre os conhecimentos e competências dos formandos na utilização dos Quadros Interativos e das Tecnologias da Informação e da Comunicação em contexto de sala de aula. De uma forma geral, esta formação foi uma mais-valia, pois permitiu aos docentes adquirir competências nas Tecnologias da Informação e da Comunicação, essencialmente, no uso apropriado do Quadro Interativo.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Avaliação, bLearning, Colaboração, Formação de Docentes, Quadros Interativos.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia