Document details

Percurso dos Racionais do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Isabel Vizinho cv logo 1 ; Isabel Cabrita cv logo 2

Date: 2012

Origin: Indagatio Didactica

Subject(s): Racionais, Percursos didáticos, Materiais Manipulativos, Pré-escolar, Ensino Básico;


Description
A correta construção de significados relativos ao conceito de números racionais pelos alunos revela-se de fundamental importância para uma sólida construção do conceito de número, para o sucesso no prosseguimento dos estudos e para resolver os problemas do dia-a-dia da vida moderna. Portanto, a inadequada apropriação e aplicação destes conceitos por parte dos alunos revela-se problemática.Na origem da dificuldade dos alunos, identificam-se aspetos inerentes à complexidade do conceito e a uma débil e fragmentada abordagem na escola, frequentemente limitada pela escassez e inadequada exploração de materiais didáticos apropriados.Neste contexto, criou-se uma sequência didática, corporizada num conjunto de tarefas e de materiais que suportam a sua resolução, que se pretende constituir um continuum do estudo dos racionais, projetado desde o Ensino Pré-Escolar. A mesma, que foi sendo sucessivamente implementada (em contextos da formação principalmente contínua de professores e com os respetivos alunos), avaliada e reformulada até à sua versão definitiva, contribuiu para uma mais sólida apropriação dos conceitos subjacentes aos racionais pelos respetivos alunos. 
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU