Detalhes do Documento

PROBLEMATIZAR A EDUCAÇÃO: UM TESTEMUNHO NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE

Autor(es): Ferreira, Ana Luísa de Oliveira; Escola de Superior de Educação de Paula Frassinetti cv logo 1 ; Assunção, Ana Catarina cv logo 2

Data: 2013

Origem: Saber & Educar

Assunto(s): Education; The double qualification for teaching; Educación, La doble cualificación para la enseñanza; Éducation; La double qualification pour l’enseignement; Educação; Professor de dupla habilitação


Descrição
In this paper is intended, in the context of expanding the scope of qualification of teachers who now include enabling joint for the double qualification for teaching in the contexts of the infant and junior range of Primary School favoring a greater range of levels and stages of education making possible the mobility of teachers, contributing to the clarification of the training profile of a double qualification for teaching. Thus, this article presents a vision concerning the identity of these experienced teachers, ways to go hand in hand with the (dis) continuities inherent in this training profile, the advantages and disadvantages of a double qualification teacher in a clear contribution to improving the training path nowadays. En este artículo se pretende, en el contexto de los dominios de habilitación del docente generalista que pasa a incluir la habilitación conjunta para los 1º y 2º CEB y privilegiando un mayor ensanchar de los niveles y ciclos de enseñanza haciendo posible la movilidad de los docentes, contribuir para la clarificación del perfil formativo de un profesor de doble cualificación para la enseñanza. Así, se presenta una visión vivida relativa a la identidad de estos profesores, a los caminos a recorrer con las (des) continuidades inherentes a este perfil formativo a la presentación de ventajas y desventajas de un profesor de pareja docente, en una clara contribución para la mejoría del recorrido formativo ahora en vigor. Cet article est destiné, dans le contexte de l’élargissement du champ de compétence des enseignants généralistes qui comprennent maintenant permettre commune pour l’enseignement à l’école élémentaire et au collège en favorisant une plus grande variété de niveaux et stades de l’éducation rendant possible la mobilité des enseignants, contribuent à la clarification du profil formatif d’un enseignant de double qualification. Ainsi, il présente une vision de ces enseignants expérimentés, des avantages et les inconvénientsd’un enseignement dans une contribution claire à l’amélioration de la filière de formation actuellement en place. Neste artigo pretende-se, no contexto de alargamento dos domínios de habilitação do docente generalista que passa a incluir a habilitação conjunta para os 1º e 2º CEB e privilegiando uma maior abrangência de níveis e ciclos de ensino tornando possível a mobilidade dos docentes, assentando num discurso de formato testemunhal, contribuir para a clarificação do perfil formativo de um professor de dupla habilitação. Assim, apresenta-se uma visão experienciada relativa à identidade destes professores, aos caminhos a percorrer lado a lado com as (des) continuidades inerentes a este perfil formativo, à enumeração e vantagens e desvantagens de um professor de dupla docência, num claro contributo para a melhoria do percurso formativo agora em vigor.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) ; ; ;
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia