Author(s):
Ferreira, Maria da Conceição Alves
; Silva, Bento Duarte da
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9970
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Docência online; Interfaces pedagógicas
Description
O artigo apresenta estudo sobre a docência online e como esta se fundamenta na prática de cursos online na educação superior. Enfoca a docência e como ela pode contribuir/modificar outras formas de docência, a saber: o ensino presencial e semipresencial. Analisa, também, o chat como uma interface pedagógica importante para esse tipo de atuação docente. Os referenciais teóricos dialogam com aparatos conceituais que tematizam a educação online, interatividade, docência e etnopesquisaformação.
A docência online, além de ser um conjunto de ações de ensino/aprendizagem realizadas pelos envolvidos na prática educativa, é uma pedagogia fundamentada em princípios educacionais diferenciados que abrigam um conjunto de ações ensino-aprendizagens por meios telemáticos, como a internet, a videoconferência e a teleconferência, o que permite a participação-intervenção, a
bidirecionalidade-hibridação e a permutabilidade, sendo esses pressupostos da pedagogia comunicacional-interativa, sobre os quais enfocamos a nossa base teórico-conceitual.