Detalhes do Documento

Docência online : uma tessitura pedagógica/comunicacional

Autor(es): Ferreira, Maria da Conceição Alves cv logo 1 ; Silva, Bento Duarte da cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9970

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Docência online; Interfaces pedagógicas


Descrição
O artigo apresenta estudo sobre a docência online e como esta se fundamenta na prática de cursos online na educação superior. Enfoca a docência e como ela pode contribuir/modificar outras formas de docência, a saber: o ensino presencial e semipresencial. Analisa, também, o chat como uma interface pedagógica importante para esse tipo de atuação docente. Os referenciais teóricos dialogam com aparatos conceituais que tematizam a educação online, interatividade, docência e etnopesquisaformação. A docência online, além de ser um conjunto de ações de ensino/aprendizagem realizadas pelos envolvidos na prática educativa, é uma pedagogia fundamentada em princípios educacionais diferenciados que abrigam um conjunto de ações ensino-aprendizagens por meios telemáticos, como a internet, a videoconferência e a teleconferência, o que permite a participação-intervenção, a bidirecionalidade-hibridação e a permutabilidade, sendo esses pressupostos da pedagogia comunicacional-interativa, sobre os quais enfocamos a nossa base teórico-conceitual.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia