Detalhes do Documento

Ensino-aprendizagem da matemática com recurso a software educativo : atitudes e...

Autor(es): Machado, José, 1963- cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Silva, Bento Duarte da cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9966

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Software educativo; Matemática; Atitudes; Rendimento académico


Descrição
Este artigo descreve o impacto da utilização de um software educativo, mais concretamente centrado nas potencialidades gráficas, ao nível das atitudes, hábitos e frequência de uso dos computadores pelos alunos que o utilizaram tal software no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos. Analisámos, também, de que modo essa utilização facilitou a relação entre a escrita algébrica e a gráfica. Foi considerada uma amostra de alunos do 12º ano de escolaridade, onde alguns conceitos da disciplina de matemática foram leccionados com recurso ao grafismo informático, dando especial ênfase à imagem digital. Os resultados sugerem que a utilização de software educativo teve um impacto positivo junto dos alunos envolvidos, que mudaram a sua perspectiva relativamente ao uso dos computadores e obtiveram um melhor aproveitamento académico, face aos colegas a quem os mesmos conceitos foram leccionados de forma convencional.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia