Detalhes do Documento

Comunicação na sala de aula de Matemática : práticas e reflexão de uma professo...

Autor(es): Martinho, Maria Helena cv logo 1 ; Ponte, João Pedro da cv logo 2

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9847

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Comunicação; Reflexão


Descrição
Através de um estudo de caso, este artigo aborda as concepções, o conhecimento, as práticas e a reflexão de uma professora de Matemática do ensino básico relativamente à comunicação na sala de aula. Este caso insere-se num trabalho conjunto de reflexão sobre a prática que envolve duas outras professoras e uma investigadora do ensino superior e que decorreu ao longo de vários meses. Tendo por base os registos das reuniões conjuntas e de duas entrevistas individuais, o artigo procura analisar a importância da discussão, da troca de experiências e da reflexão sobre a prática, no âmbito do trabalho conjunto, no percurso profissional da professora bem como a influência de outros aspectos da sua biografia e contexto de trabalho. O caso revela a importância atribuída pela professora ao trabalho desenvolvido em conjunto, que sublinha a sua relevância para a sua prática e para a sua reflexão. O caso revela ainda a influência que, apesar das dificuldades experimentadas, o trabalho teve na tomada de consciência da importância da comunicação na sala de aula e no enriquecimento dos padrões de comunicação praticados.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia