Author(s):
Rüthschilling, Anne Anicet
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9745
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Dissertação de mestrado em Design e Marketing (área de especialização em Vestuário) No mundo globalizado em que vivemos, a moda está a ganhar cada vez mais
importância, tanto em termos de indústria e economia, como no domínio do saber científico.
A crescente evolução das “semanas de moda”, no mundo inteiro, é resultado de todo este
processo que é cada vez mais o suporte de uma economia que atrai a cada estação um
número maior de investidores. Para suportar esta requisito, a cadeia industrial de produtos
de moda tem de estar atenta às rápidas evoluções do mercado. Isto reflecte-se directamente
nas exigências profissionais dos colaboradores envolvidos nos mais diversos processos que
compõem o processo da moda, principalmente dos designers de têxteis e de moda, técnicos
de modelagem, etc.
Entre os desafios da actualidade estão a inovação em termos estéticos, de design,
conforto, acabamentos de elevado desempenho, fácil manutenção e preço concorrencial.
Tudo isto de acordo com as exigências dos consumidores, agregando a qualidade de criação
com a qualidade produtiva.
Neste contexto, enquadra-se este projecto que visa estudar a actual evolução da
produção de moda em Portugal e no Brasil. Para tal, foi realizada uma pesquisa sobre o
design de vestuário de moda contemporânea, baseado na experiência dos criadores de
moda que apresentam os seus trabalhos nas “semanas de moda” mais importantes de
ambos países. Foi ainda elaborado um inquérito destinado aos criadores que participam nas
feiras: Moda Lisboa, Portugal Fashion, São Paulo Fashion Week e Fashion Rio com o intuito
que conhecer como estes trabalham, seja em termos de criação, seja em termos de
estrutura da empresa, produção e meios que costumam utilizar para a distribuição dos seus
produtos.
É objectivo deste trabalho conceber uma metodologia de criação de produtos de
moda, com base na experiência de trabalho destes profissionais e pautada pelos princípios
teóricos do Marketing, Gestão da Produção e de Criação de Moda.
Esta pesquisa será uma ferramenta importante na criação de produtos de moda de
autor, apesar de não existir uma metodologia única e ideal para todos os criadores. In the globalized world that we live, fashion is becoming more and more important
for the industry and economy as well as in the domain of the scientific knowledge. The
proliferation of “fashion weeks” all over the world is the result of this process that supports
an economy that attracts, at each season, a bigger number of investors. Therefore, the
fashion industry network has to be aware of the quick changes in the market. This will
directly reflect in the professional demands of those who are part of this fashion process,
mainly the textile and fashion designers, fashion stiller, technical staff, etc.
The many challenges that we have to face nowadays are innovation in terms of esthetics,
design, comfort, high performance finishing’s, easy care and competitive price. In addition,
all of them must fulfill the consumer’s demands, so that the quality of the creation and the
quality of the production come together.
In this context, this present project aims to study the current evolution of fashion
production in Portugal and Brazil. Hence, a research was carried out on the Design of
contemporary fashion clothing, based on the experience of fashion designers that showed
their work in the most import “Fashion Weeks” in both countries. It was also made a
questionnaire to those participators of the events: Lisbon Fashion, Portugal Fashion, São
Paulo Fashion Week and Fashion Rio, in order to know how these designers work, regarding
their creative process, their companies, their products and how they distribute them.
The purpose of this work is to conceive a methodology for developing fashion
products, based on the experience of these professionals and the theoretical principles of
Marketing, Production Management and Fashion Design.
This research will be an important tool for Fashion products development, although there is
not only one unique and ideal methodology for all the designers.