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Colagens têxteis: em busca de um design sustentável

Rüthschilling, Anne Anicet

Os desafios dos designers nos dias de hoje são inúmeros, sendo um deles o de desenvolver produtos que atendam ao mercado sem deixar de lado as preocupações com a sustentabilidade, seja ambiental, sócio-ética ou econômica. Assim sendo, a própria disputa para alcançar novos patamares de destaque no mercado também fez proliferar novas tecnologias de produção sustentável como um fator diferenciador nos dias de hoje...


Reciclagem de resíduos da indústria da moda através de colagem

Rüthschilling, Anne Anicet; Bessa, Pedro; Broega, A. C.

O design no século XXI alerta cada vez mais para necessidades de ordem estética, produção e para as questões ambientais. Devido a isso, os profissionais de design passam a ter maiores desafios para responderem aos requisitos de concepção de produtos industriais, tendo sempre em mente os fatores de sustentabilidade ao longo do todo o ciclo de vida dos seus novos produtos. Nesse sentido, este artigo consiste na a...


Design de vestuário de moda contemporânea : criação versus produção

Rüthschilling, Anne Anicet

Dissertação de mestrado em Design e Marketing (área de especialização em Vestuário) ; No mundo globalizado em que vivemos, a moda está a ganhar cada vez mais importância, tanto em termos de indústria e economia, como no domínio do saber científico. A crescente evolução das “semanas de moda”, no mundo inteiro, é resultado de todo este processo que é cada vez mais o suporte de uma economia que atrai a cada estaç...


Design de vestuário de moda contemporânea : criação versus produção

Rüthschilling, Anne Anicet; Broega, A. C.

O presente artigo versa sobre a pesquisa realizada ao longo do Mestrado em Design e Marketing de Vestuário na Universidade do Minho, a qual foi realizada sobre o design de vestuário de moda contemporânea, baseado nas experiências dos criadores de moda que apresentam os seus trabalhos nas “semanas de moda” mais importantes de Brasil e de Portugal. O objetivo deste trabalho é conceber uma metodologia de criação d...


The draping technique as a creative phase in the fashion design methodology

Rüthschilling, Anne Anicet; Cunha, Joana; Broega, A. C.

The creation of fashion products demands, every time a larger involvement from the designers in all stages of the fashion chain, from the analysis of markets, to the spinning, weaving, production and distribution. The moulage technique opens a very vast field of possibilities in the creation of new products, with totally innovative and differentiated modelling. Methodological problems come up due to the way of ...


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