Detalhes do Documento

Screencast : promovendo o sucesso na disciplina de geometria descritiva

Autor(es): Rocha, Aurora Maria Moreira da cv logo 1 ; Coutinho, Clara Pereira cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/9437

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Screenscast; Podcast; Geometria descritiva; Web 2.0; Exame nacional; Descriptive geometry; National exam


Descrição
Nesta comunicação vamos apresentar um projecto inovador desenvolvido numa turma de 11º ano de escolaridade na disciplina de Geometria Descritiva. A Geometria Descritiva é uma disciplina com elevado grau de insucesso no exame nacional e, no sentido de reverter esta situação, idealizámos uma estratégia de ensino aprendizagem alternativa tirando partido do potencial das ferramentas da nova geração de internet denominada de Web 2.0. Para o efeito foi utilizada a ferramenta Jing que permite a captura de screenshots e vídeos (ou screencasts) no computador, além de possibilitar a partilha destes através da web. Foram assim criadas aplicações multimédia com o objectivo de permitir que os alunos fizessem uma revisão dos conteúdos curriculares da disciplina em qualquer lugar ou hora, a partir da internet, dos ipods ou dos telemóveis e de se preparem desta forma para o exame nacional de Geometria Descritiva. This paper presents an innovative project developed with a class of students from the 11º grade, in the subject of Descriptive Geometry. Descriptive Geometry is a subject characterized by with high levels of student failure, especially in what it concerns the national exam. We have therefore idealized an alternative teaching-learning strategy, in which we use the potential of the new generation of Web 2.0 tools, to reverse this situation. We created a set of online available multimedia applications using the tool Jing, which is based on a screen capture technology, in order to allow students to revise the Descriptive Geometry concepts anytime and anywhere, from their personal computers, iPods or cell phones. With this strategy we expect to improve the student’s performance in the national exam of Descriptive Geometry.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia